Rádio completa 90 anos neste sábado

Semana também marca a inclusão do nome de Landell de Moura entre os Heróis da Pátria

Neste sábado, 7, o rádio brasileiro completa 90 anos. A data relembra a primeira transmissão radiofônica oficial no País, feita pelo então presidente da República, Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, durante comemoração do centenário da Independência do Brasil. Diversas atividades estão programadas para marcar a data. Entre elas estão a campanha da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e o lançamento do livro e site História do Rádio no Brasil, da jornalista Magaly Prado. Também ocorrerão homenagens promovidas pela CBN, Faculdade Cásper Líbero, PUC, Radioweb, Rádio Nacional (EBC), UFMG, UFSC, e USP, entre outros.
Esta semana também marcou a inclusão oficial de Roberto Landell de Moura entre os Heróis da Pátria. Nesta terça-feira, 4, o padre e cientista, considerado o inventor do rádio, teve seu nome registrado no Livro de Aço, que fica no Panteão Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Os radioamadores brasileiros, de quem Landell é patrono, também realizaram homenagem. Mais de 37 mil conectaram na mesma frequência em todo o Brasil e a Liga dos Radioamadores Brasileiros de São Paulo (Labre/SP) deu início à transmissão pelo sinal PY2aa, nas frequências 7.080 MHZ (40 metros) e 7.745 MHZ (80 metros).
Além de Landell, outros 18 brasileiros terão seus nomes inscritos no Livro. São eles: Chico Mendes, Frei Caneca, Marechal Osório, Barão do Serro Azul, Brigadeiro Sampaio, Sepé Tiarajú, Anna Nery, Hipólito José da Costa, Padre Anchieta, Getúlio Vargas, os participantes da Revolta dos Búzios (João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga), os mártires da Revolução Constitucionalista de 1932 (Mário Martins de Almeida, Euclydes Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade), Heitor Villa Lobos, Júlio César Ribeiro de Souza, Seringueiros Soldados da Borracha, Barão do Rio Branco e Anita Garibaldi.
As homenagens destacam a criação do aparelho, pelo padre Landell, que há 112 anos fez a primeira transmissão da voz humana no mundo. O acontecimento histórico ocorreu em São Paulo e o som percorreu uma distância de oito quilômetros entre o Colégio Santana e a avenida Paulista.

Comentários