Rádio Fanática produz 15 horas diárias de conteúdo

Parceria entre Famecos e Gaúcha conta com 12 estudantes no projeto

A missão é produzir 15 horas diárias de conteúdo direcionado ao futebol por meio de uma rádio pela internet. Para isso, 12 estudantes de Jornalismo da Famecos participam da Rádio Fanática, em parceria com a Gaúcha - a iniciativa integra o projeto Liga dos Fanáticos, do Grupo RBS. O primeiro foco é fazer a cobertura da Copa das Confederações para todos os veículos de comunicação da RBS, para disseminar as informações sob o olhar de jovens universitários. Segundo Rafael Cechin, responsável pelo projeto na Gaúcha, a ideia inicial é fazer uma rádio específica para web, pensando em um público segmentado, tanto para o torneio atual quanto para a Copa do Mundo. "Para isso, fomos buscar a melhor parceria e chegamos à conclusão de que seria a Famecos", comemora.
A Rádio Fanática opera com três equipes de estudantes, que trabalham das 8h às 23h, de segunda a sexta-feira, sob a coordenação dos professores Geórgia Santos, Fábio Canatta e Tércio Saccol. No caso de Thyeny dos Santos, que cursa o 7º semestre da faculdade, o aprendizado em sala de aula contribui muito para o trabalho na rádio online: "Principalmente nessa parte do improviso, da escrita, da entrevista, da produção. A aulas são a base e dão a estrutura para que possamos estar no veículo agora". Na programação, o foco é nos esportes, sob diversos ângulos, como desde o andamento das obras nos estádios até curiosidades da vida pessoal de alguns jogadores.
Conforme a aluna Anna Veiga, também do 7º semestre, ela e os colegas prestam atenção nas notícias mais comentadas no dia e levam para as transmissões. As funções são escolhidas pelos próprios alunos, que podem atuar na reportagem, produção e apresentação. "Todo mundo acaba fazendo um pouquinho de tudo, porque temos que passar pela experiência das três funções", destaca Thyeny.
O público pode interagir por meio das redes sociais Facebook (facebook.com/ligadosfanaticos) e Twitter (twitter.com/liga_fanaticos) ou pelo e-mail [email protected]. As atividades seguem até este domingo, 30, quando se encerra a Copa das Confederações, e podem ser conferidas pelo site www.gaucha.clicrbs.com.br.
Leia mais em Coletiva.net:
Radioweb Fanática define equipe
Rádio Fanática começa a operar hoje

Comentários