Rádio Gaúcha chega também à FM

Metrô 91,3 sai do ar e, com o remanejo dos canais, Gaúcha ocupará a freqüência 93,7 MHz

A Rádio Gaúcha terá a sua programação estendida à FM, na freqüência 93,7 MHz, a partir de 28 de maio. Com a estréia no FM, os ouvintes ganham mais uma alternativa para acompanhar a programação e as coberturas jornalísticas e esportivas da emissora. A partir desta terça-feira, 13, a Rádio Metrô FM (91,3 MHz) deixará de transmitir a programação. Segundo a assessoria de imprensa do grupo, a decisão é baseada nos resultados de pesquisas que apontaram a Rádio Metrô FM e a Rádio Cidade FM (92,1 MHz) como emissoras voltadas ao mesmo segmento de público. Desta forma, a Rádio Cidade incorpora os principais programas, eventos e comunicadores da Metrô.


O dial local está passando por uma série de alterações, propostas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelo Grupo RBS e pela Transamérica Hits de Glorinha. A agência acatou as solicitações e, desta forma, a freqüência fica reorganizada da seguinte maneira: a Atlântida migra de 94.1 FM para 94.3 FM; a Transamérica Hits de Glorinha de 89.9 FM para 91.5 FM. Já a Metrô que opera em 91.3 FM migrará no próximo dia 13 para a estação FM 93.7. O canal passará a transmitir o sinal da Gaúcha AM 600. Todas estas trocas serão validadas a partir desta terça-feira.


O engenheiro eletrônico Higino Germani, que atua como consultor, avalia as mudanças nas freqüências como questões puramente técnicas. "Esta reorganização nas freqüências vai beneficiar as emissoras, viabilizando o aumentando da potência e evitando interferências", explica. Segundo Higino, a permissão dada pelo governo, através da Anatel, não é "amarrada" a uma determinada freqüência, ou seja, pode ser alterada de acordo com o interesse técnico. Isto explica o fato de a programação da Rádio Gaúcha passar a ser transmitida em FM, no lugar da Metrô, mesmo que em outro dial.


O público continuará podendo ouvir a Gaúcha em AM, nos 600 KHz, nas freqüências de ondas curtas de 11915 kHz e 6020 kHz, e pela Rede Gaúcha SAT - que transmite para 145 afiliadas, em nove estados brasileiros. A rádio também é acessível pela NET Digital, canal 351, pela Sky, canal 407, e pela Internet em www.radiogaucha.com.br.

Comentários