Rádio Gaúcha completa hoje 80 anos de fundação

Jayme e Nelson Sirotsky falaram à emissora sobre sua importância no Grupo RBS

O dia de hoje marca os 80 anos de fundação da Rádio Gaúcha, a primeira emissora da Capital. Nesta data, em 1927, seus fundadores, entre eles, Carlos Ribeiro de Freitas e Ivo Barbedo, publicaram o manifesto-convocação "Por que não possuirá Porto Alegre a sua estação de radiodifusão?". A inauguração oficial da Rádio Sociedade Gaúcha só ocorreria nove meses depois, em 19 de novembro, mas o aniversário é comemorado em 8 de fevereiro, data-marco da emissora.


Zero Hora traz hoje, em sua Reportagem Especial das páginas 4 e 5, a história da rádio, com linha do tempo, curiosidades e a atual composição da Rede Gaúcha Sat, que já conta com 131 afiliadas. Pela manhã, o presidente do Conselho de Administração da RBS - a qual a emissora deu início em 1957, quando Maurício Sirotsky assumiu a direção -, Jayme Sirotsky, e o presidente-executivo do grupo, Nelson Sirotsky, deram entrevista ao Gaúcha Atualidade, comandado pelos jornalistas André Machado e Ana Amélia Lemos.


Nelson falou que o rádio é o "fundamento da RBS" e lembrou importantes coberturas, como a Copa do Mundo de Futebol do ano passado, transmitida diretamente da Alemanha, com informações 24 horas por dia, e os atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York , quando ele próprio, que se encontrava na cidade, atuou como repórter. O executivo disse que é preciso "acreditar e investir no rádio, fazendo dele um veículo essencial de comunicação". Ele ponderou ainda sobre o papel do rádio em relação à internet: "As novas tecnologias, ao invés de uma ameaça, têm representado uma oportunidade de expansão e crescimento. Hoje, pode-se ouvir a Gaúcha em qualquer lugar do planeta. É uma extraordinária oportunidade para o rádio, a valorização dos meios tradicionais", acredita.


Jayme concordou. Aos 72 anos, está nos Estados Unidos e contou que costuma ouvir a Gaúcha pela internet. "Me considero jovem, a Rádio Gaúcha é jovem e tem 80 anos", comparou. "A rádio foi uma das primeiras emissoras por satélite do Brasil e não tinha como prognosticar todas as mudanças que acabaram ocorrendo. Os primeiros anos com a RBS colocaram a Gaúcha em transição. O campo de rádio, que ainda trabalhava com programas de auditório etc., foi tomado pela televisão, as rádios ficaram confusas, pensando que iam desaparecer em função da TV, mas se reposicionaram e passaram a ser emissoras de diferentes públicos. E a Gaúcha se posicionou de maneira notável, sendo uma grande representante do segmento de esportes e notícias no país", ressaltou.


Nesta semana, a emissora está apresentando uma programação especial, com suas principais atrações sendo transmitidas diretamente de locais públicos de Porto Alegre e do Litoral. O Hoje nos Esportes desta quinta será apresentado do Paradouro Braskem RBS, em Atlântida. Do mesmo local, serão transmitidos a Confraria do Show dos Esportes, amanhã, e o Sala de Redação especial, no domingo, encerrando a grade de aniversário. O gerente de Jornalismo Cyro Martins disse a Coletiva.net que está bastante empolgado com as atrações do octogenário da emissora. Uma delas está vinculada ao Campeonato Gaúcho de Futebol, que, este ano, entregará ao vencedor o troféu ?80 anos Rádio Gaúcha?.

Comentários