Rádio Ipanema surpreende ouvintes

Emissora abandona programação musical que a consagrou e passa a tocar gêneros populares como sertanejo, pagode e axé

Consagrada pela programação musical que privilegiava rock, blues, hip hop, MPB e reggae sem apelo comercial, a rádio Ipanema FM surpreendeu os ouvintes nesta segunda-feira, 15. Surpreendeu de tal maneira que boa parte da audiência sequer acredita no que está ouvindo ao sintonizar a frequência 94.9: sertanejo, sertanejo universitário, pagode, axé, entre outros gêneros populares.

Procurado pelo portal Coletiva.net, o diretor de Jornalismo de Rádio e TV da Band RS, Renato Martins, disse que o assunto deveria ser tratado com Pancho, coordenador da Ipanema e DJ. Pancho não foi localizado e também não havia dado retorno, até a publicação desta notícia. O diretor da Band RS, Leonardo Meneghetti, está em São Paulo e também não foi localizado pelo portal. No Facebook - onde proliferam críticas à emissora e ao Grupo Bandeirantes -, Renato escreveu: "Acordamos hoje com uma Nova Ipanema FM 94,9. Luan Santana, Angélica, Latino, Ivete Sangalo, Exaltasamba, etc. É um novo modelo. Eu não gosto de desse tipo de música, mas muita gente gosta. Infelizmente há os descontentes, mas há aqueles que estão felizes com uma nova opção musical no rádio".

Informações sobre a mudança na emissora foram anunciadas na sexta-feira, 12, pelo site Sul21. Na tarde do mesmo dia, o apresentador Cláudio Cunha reclamou, ao vivo, das mudanças na emissora. Ainda de acordo com Sul21, a coordenadora de produção da rádio, Paola Kremer, negou, para tristeza dos ouvintes, se tratar de uma jogada de marketing, como muitas pessoas especularam por meio de redes sociais. Paola disse que a mudança teria sido determinada pela direção do Grupo Bandeirantes, em São Paulo, para popularizar a emissora conhecida pelo estilo alternativo.

No Twitter, a jornalista Kátia Suman, que voltou à Ipanema depois de uma passagem pela RBS, disse estar "de cara" com a situação. "Eu estou de cara, me pediram calma. Só sei que segunda-feira as coisas vão mudar. Talvez nem entre no ar?", escreveu. Uma reunião, provavelmente geral, estava marcada na emissora para essa segunda-feira: "Olha, eu vou saber exatamente o que está acontecendo, segunda-feira, 11h. Não devia falar, mas vou falar: @PanchoIpanema é o cara q tem as respostas".

Comentários