Rádio OAB/RS atinge média de 61 mil ouvintes por mês

Dados de audiência demonstram alto grau de fidelidade dos ouvintes

A Rádio OAB/RS, que opera a partir do site da OAB gaúcha, alcançou 61.745 ouvintes em junho. A emissora atinge uma média diária de 2.800 ouvintes, chegando a picos de 3.100 por dia. "Para uma rádio que opera via web e no site de uma entidade, essa audiência é um fenômeno", destaca Caroline Mello, diretora da Agência Radioweb, empresa responsável pela manutenção do serviço. A rádio entrou no ar em abril do ano passado, sob coordenação do advogado Marco Antonio Birnfeld, conselheiro seccional da OAB.  A performance de 60 mil ouvintes por mês é verificada, com constância, desde janeiro. Os dados de audiência demonstram um alto grau de fidelidade dos ouvintes, pois 72% dos internautas voltam a escutar a rádio depois de conhecê-la.


A Rádio OAB/RS concentra a audiência no Rio Grande do Sul, com média mensal de 36 mil ouvintes em Porto Alegre , quatro mil em Caxias do Sul, quatro mil em Santa Maria e 2.300 em Pelotas. A emissora também tem ouvintes fiéis em São Paulo (média de dois mil ouvintes mensais) e Brasília (média de 850 ouvintes por mês) e em centenas de outras cidades. Fora do Brasil, é dos Estados Unidos a maior audiência de junho, com 77 ouvintes. A rádio é ouvida em todos os países da Europa e da América Latina. Há ainda registro de internautas que ouviram a programação na Austrália, na China, no Japão e na Arábia Saudita.


A programação musical é de Bira Machado, profissional com passagens pelas principais rádios do Estado. A inserção das notícias ocorre, em média, a cada cinco ou seis músicas. As matérias informativas são veiculadas em dois tipos de blocos: o "Acontece na Ordem", que veicula notícias institucionais de interesse da Advocacia; e os demais blocos de notícias, que veiculam informações sobre julgados judiciais, tramitação de projetos legislativos e aprovação de leis. A programação musical dá ênfase a músicas orquestradas, jazz, soft  music e algumas músicas cantadas que tenham sido ou sejam sucesso. Nos finais de semana, basicamente música popular brasileira. A seleção foi totalmente renovada na última sexta-feira, 25.


Na última semana, a Agência Radioweb colocou no ar mais um canal de rádio online, a Rádio Câmara de Porto Alegre. A programação privilegia a música brasileira, com destaque para talentos do Rio Grande do Sul. O perfil musical é intercalado por notícias produzidas pela Editoria de Rádio da Câmara de Vereadores da capital gaúcha. Uma das novidades é o design do player da rádio, que durante o dia exibe uma imagem do Cais do Porto e à noite troca para uma cena noturna da capital. Além da programação diária, a rádio permite transmissões ao vivo de eventos e das sessões da Câmara. 


A Agência Radioweb ainda é responsável pela Rádio Indústria (CNI), Vitrola Brasileira e Rádio Coletiva.net.

Comentários