RBS TV aposta na qualificação da produção jornalística

Aproximar seus jornalistas da comunidade e investir em reportagens diferenciadas e investigativas são ações para 2014

A qualificação do processo de produção jornalística é o foco da RBS TV para este ano. Nos próximos meses, a emissora buscará aproximar ainda mais seus profissionais da comunidade. É o que garante o diretor de Jornalismo, Cezar Freitas, que acrescenta: "Na investigação, nosso núcleo de reportagens investigativas tem um trabalho permanente que também serve para abastecer e motivar toda a redação com assuntos inéditos e que contribuem para melhorar a vida das pessoas. A audiência, para nós, não é o objetivo, mas consequência de servir como um meio de expressão da comunidade".
Na avaliação do diretor, o Jornalismo encerrou 2013 fortalecido enquanto atividade de investigação e, para a RBS TV, o cenário não foi diferente. Prova disso está no reconhecimento em premiações de reportagens desse gênero, veiculadas pela emissora. O último ano, de acordo com Cezar, foi marcado por desafios, novidades tecnológicas e mudanças no público. "Isso enriqueceu a relação das pessoas com os veículos, e essas possibilidades de interação da mídia digital acabaram por qualificar também a mídia tradicional", analisou, em entrevista ao Coletiva.net.
Coberturas consideradas difíceis como a tragédia da Kiss, maior uso de estúdio externo, criando uma redação móvel, e exercício de novas linguagens conceituais na produção do Globo Repórter (foram quatro edições ao longo de 2013) estão entre os fatos que marcaram o ano da RBS. "Conquistamos um grande reconhecimento do público com o uso de novos recursos e buscando surpreender a audiência. O programa especial 'Bah! Um Programa Muito Gaúcho' (especial alusivo à Revolução Farroupilha) teve um retorno de público muito acima da média do horário, inovando no formato, no conteúdo e no horário", exemplifica, citando também a série documental 'Nossa Terra'.
A emissora ainda aumentou sua transmissão em alta definição para o Interior. "Até a Copa do Mundo, todo o Rio Grande do Sul estará assistindo à Copa com sinal digital", adianta o diretor. Para 2014, a perspectiva é concluir a ampliação do sinal HD e oferecer uma cobertura ampla da Copa do Mundo, com foco além do futebol. A ideia é mostrar impactos no campeonato no cotidiano do cidadão comum, assim como o legado que o Mundial deve deixar. A eleição deste ano, em nível estadual e federal, também vai mobilizar a emissora, que buscará levar ao público informações que ajudem na tomada de decisão.

Comentários