RBS TV quer investir ainda mais nas pessoas

Emissora também focará mais em reportagens investigativas em 2013

Nos planos da RBS TV para o ano que se aproxima, o investimento na qualificação dos colaboradores está entre as prioridades. Este também foi o principal foco de 2012, nas palavras do diretor de Jornalismo da emissora, Cezar Freitas. Conforme ele falou ao Coletiva.net, a capacitação das pessoas e o tempo delas dedicados à apuração e à investigação de reportagens foram priorizados neste ano, e deverá ser assim no próximo. "Queremos ampliar ainda mais o espaço para assuntos exclusivos, com investigação consistente, que tragam à luz informações que possam melhorar a vida de todos e contribuir com discussões construtivas", disse Cezar.
Segundo ele, a RBS TV investirá na apuração diferenciada e apostará na ampliação da relação com a comunidade: "Será um ano de descentralizarmos ainda mais nossa produção de programas. Queremos levar comunicadores e jornalistas para participar de eventos presenciais, fora do estúdio, em cidades de todo o Rio Grande do Sul", antecipou. Cezar também salientou que terá investimento técnico no processo de digitalização, pois querem aumentar a agilidade da produção e qualificar produto.
Ao fazer uma retrospectiva dos aspectos positivos de 2012, o diretor afirmou que vê o ano como de consolidação da importância da televisão dos brasileiros. Esse movimento, segundo ele, se evidenciou com a renovação da dramaturgia, quando todos acompanharam o sucesso das telenovelas. Além disso, destaca a importância de grandes reportagens investigativas e de serviço, que ajudaram, por exemplo, a esclarecer o processo eleitoral para os telespectadores. "Também foi um ano de fortalecimento da alta definição de imagem, como um fator extra para qualificar a relação do telespectador com o meio, algo que vai crescer cada vez mais", completou.
De maneira geral, Cezar entende que o Jornalismo precisará, cada vez mais, qualificar suas formas de apuração e aprofundamento de temas: "Isso é necessário para que os conteúdos, produzidos por jornalistas, possam se diferenciar daqueles produzidos pelas milhares de fontes. Esta multiplicidade de plataformas e de instrumentos digitais democratiza a informação, mas também cria a possibilidade de difusão de boatos, informações sem checagem", ponderou o diretor. Esta tecnologia mais acessível tem certa atenção da RBS TV e faz com que o objetivo da emissora, nesta área, seja o de aliar o desenvolvimento de novas ferramentas para qualificar o conteúdo. "O Jornalismo deve se qualificar e mostrar sólidas bases éticas e de atendimento do interesse do cidadão, para que se mantenha relevante na vida das pessoas", concluiu.
Imagem

Comentários