Rede de rádios e redação digital serão o foco da Gaúcha

Ao definir 2012 como espetacular, gerente de Jornalismo da emissora fez projeções para o ano que se aproxima

O ano de 2013 se aproxima com ótimas expectativas para a rádio Gaúcha. Conforme o gerente de Jornalismo da emissora, Cyro Martins, os próximos 12 meses devem marcar o avanço do veículo no projeto de sua rede de rádios, iniciado com as filiadas de Santa Maria e da Serra. O investimento no segmento digital é outro destaque. "Será um ano especial para derrubar barreiras entre o analógico e o digital, pela nova plataforma própria, por dar continuidade à formação e capacitação de profissionais, rumo à redação digital por essência, o grande passo de 2013", revelou Cyro, em entrevista ao Coletiva.net. O objetivo é eliminar os limites entre o rádio tradicional e o online.
Nas palavras de Cyro, 2012 foi "espetacular" para a Gaúcha. Em um período fraco para a economia brasileira, a emissora bateu índices históricos de audiência e share, implantou suas primeiras filiadas e deu passos significativos no segmento digital. "Solidificamos nossa ampla liderança no segmento de radiojornalismo no sul do País, obtivemos resultados econômicos excelentes em um ano difícil, implantamos a rede própria de emissoras, reforçamos nossa relação com a rede de afiliadas da Rede Gaúcha Sat e avançamos expressivamente no terreno digital, a próxima e inevitável fronteira dos meios de comunicação", resumiu.
O reforço no programa Sala de Redação, a reformulação da programação noturna e a promoção de âncoras jovens, preparados internamente, foram algumas das realizações citadas por Cyro. Também em 2012, segundo ele, a Gaúcha foi única rádio do sul do País a enviar equipe completa para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Em 2013, ele assegura que o jornalismo deve seguir exercendo o papel de agente social de aprimoramento das instituições públicas e porta-voz da sociedade. Um desafio será manter a relevância dos veículos tradicionais, que, no entendimento do jornalista, deve estender sua credibilidade aos meios digitais.
Ao reforçar as investidas da Gaúcha no meio digital, Cyro pontuou que os avanços tecnológicos são vistos com muita tranquilidade pela emissora: "Não houve uma tecnologia que não viesse, cedo ou tarde, de uma forma ou outra, ajudar o rádio". Na sua análise, é o que acontece com a internet, inicialmente vista como uma ameaça e hoje como um novo meio de distribuição. "Das mídias tradicionais, nenhuma tem mais afinidade com o mundo digital que o rádio, e é exatamente assim que a Gaúcha percebe as novas tecnologias: um mar de chances", finalizou.
Imagem

Comentários