Reinaldo Lopes deixa sociedade da Escala

Publicitário investirá em alimentos brasileiros para o mercado internacional

Reinaldo Lopes | Reprodução
Após 39 anos, Reinaldo Lopes deixa a sociedade da agência Escala. O publicitário, que dividia as ações da empresa com os outros quatro sócios Alfredo FedrizziFernado Picoral, Miguel de LucaPaulo Melo, anunciou a saída em seu perfil do Facebook. No depoimento, informou que investirá na exportação de alimentos brasileiros para o mercado internacional, tendo como carro-chefe a venda de tapioca (que está sendo chamada de wrapioca) para os Estados Unidos.
Em entrevista ao Coletiva.net, Reinaldo detalhou que este é um projeto do filho Carlos Reinaldo, mais conhecido como Nô, e que decidiu investir em família. "Há muitos anos criamos uma regra na Escala que proíbe nossos filhos de trabalhar lá, mas ele se formou em Publicidade e me cobrava que eu nunca tinha atuado ao seu lado", admitiu. Os publicitários começaram a trabalhar juntos nas poucas horas vagas de Reinaldo e o projeto tomou uma proporção muito grande.
Ao contar com investidores, o grupo exigiu que o ex-sócio da Escala assumisse de vez o negócio, ou colocariam um CEO. "Encontramos distribuidores e fornecedores, fizemos pesquisas com os norte-americanos sobre alimentação saudável, enfim, alinhamos as pontas. Ou seja, o projeto exigiu mais atenção minha", esclareceu. Contou ainda que o produto foi lançado há dois meses nos Estados Unidos e está com uma aceitação excelente.
O publicitário garantiu que a decisão não foi fácil, pois a Propaganda sempre foi sua paixão, mas, para ele, é uma área que exige muita energia - Reinaldo se dividia entre São Paulo, onde mora há oito anos, e Brasília, onde a agência também possui operação. "Vi a Escala nascer, mas chega uma hora que temos que diminuir o ritmo. A rotina vai mudar, eu sei, mas é para dar lugar à qualidade de vida", afirmou. Segundo ele, a transição com os sócios ocorreu durante quatro meses, tempo para que cada um deles absorvesse uma parte das suas demandas. "Essa é a parte boa de ser cinco sócios, com a saída de um, dá para redistribuir bem", brincou.
Ao portal, o sócio Miguel de Luca contou que está muito feliz pelo ex-colega e amigo, e que a equipe deu força à nova empreitada de Lopes. "Ele é nosso irmão. Fará muita falta aqui, mas estamos todos muito contentes", falou, e adiantou que a Escala assumirá a conta da MS&LOPES.
No post publicado no Facebook, declarou amor pela capital gaúcha e disse que sentirá saudades de todas as operações da Escala. Também mencionou que, com a mudança, poderá dedicar mais a tempo à esposa Marli. "Estamos casados há 37 anos, ou seja, quando me casei, a Escala já estava na minha vida e a Marli foi uma grande companheira e incentivadora nesta minha jornada, e nem sempre eu pude retribuir com o tempo e a dedicação que ela sempre mereceu, por isso, agora não vou desgrudar dela, vai comigo para onde eu for", escreveu.
Leia o depoimento na íntegra:
"Tem algumas páginas na vida da gente que são muito difíceis de virar. Ainda mais páginas que contam histórias incríveis, vividas com gente fantástica. Como na vida tudo tem seu tempo, estou respeitando o meu tempo e tomando uma decisão muito difícil, estou deixando para trás aquilo que foi a razão da minha vida, a minha Escala querida, depois de 39 anos de dedicação exclusiva à agência. Não estou parando de trabalhar, pelo contrário, estou recomeçando numa nova atividade, afinal tenho um ano a menos do que tinha o Roberto Marinho quando fundou a Rede Globo.
Talvez se eu estivesse ficado em Porto Alegre provavelmente estaria tomando esta decisão alguns anos ali na frente, mas a intensidade destes últimos 8 anos, entre São Paulo e Brasília consumiram minha reserva de tolerância com um negócio tão absorvente e desgastante como é a propaganda. Dizem que os músicos não se aposentam, eles param de tocar apenas quando o som da música que tocam já começa a bater diferente no seu ouvido. É parar de tocar ou trocar de instrumento.
O meu filho Nô e eu fundamos a MS&LOPES, empresa especializada em adaptar produtos brasileiros para mercados do exterior, desde formulação, forma de apresentação, preço e distribuição nos mercados alvos. Por outro lado, finalmente vou ser dono da minha agenda (em propaganda você não manda na sua agenda, se quiser mandar não vai prosperar em um negócio destes por 39 anos como eu fiz). Vou ser dono da minha agenda e da minha vida de novo. Vou morar metade do tempo em São Paulo e a outra metade nos EUA, o principal mercado da MS&LOPES.
Sempre gostei de Porto Alegre, não saí de lá por vontade própria e sim por necessidade profissional, acabei acostumando com São Paulo, acabei mudando a minha vida para cá. Nunca abandonei Porto Alegre e nem vou abandonar. Meus irmãos, minha família, a família da Marli, o Grêmio e muitos amigos queridos estão em Porto Alegre e, afinal, Porto Alegre é tão perto que estando aqui estou muito próximo. Vou sentir muitas saudades da Escala de São Paulo dos últimos 12 meses, da Escala de Brasília e da Escala de Porto Alegre de oito anos atrás. O que também vai compensar é que vou trabalhar com o meu filho, o Nô. Apesar de ele ser publicitário, nunca trabalhamos efetivamente juntos.
Está sendo uma experiência muito rica trabalhar com o Nô, sempre foi um desejo meu e dele. Estar voltando a trabalhar com a Lucia Xavier, minha pupila e fiel escudeira na Escala por anos, também é um enorme prazer. A Lucia é a diretora geral da MS&LOPES e juntos estaremos vendendo a WRAPIOCA (esta é a nossa marca global para um produto bem brasileiro que é a Tapioca) para o mercado americano, nosso primeiro grande projeto, e outros produtos para outros lugares do mundo.
Eu estou saindo da Escala, mas a Escala nunca vai sair de mim, principalmente do meu coração. Mesmo tendo sido sócio do Washington Oliveto e do Nizan Guanaes, dois caras sensacionais, o que eu gostei mesmo foi de ser sócio do Miguel de Luca, do Fernado Picoral, do Paulo Melo e do Fedrizzi. A retidão, a capacidade de trabalho, o amor aos clientes, a entrega de corpo e alma ao negócio são marcas registradas desta agência de onde levo grandes aprendizados. Saio no momento em que a agência atinge sua melhor posição no hanking brasileiro, 16ª agência de propaganda do Brasil e tenho muito orgulho de ter contribuído para isso nestes 39 anos. Mas isso deve-se fundamentalmente à capacidade que a Escala tem de se reinventar a cada dia e o temperamento dos sócios de nunca se acomodarem. Mas, como eu disse no início, tem páginas na vida da gente que são muito difíceis de virar.
Não posso deixar de agradecer aos inúmeros clientes que passaram por mim, nesta minha vida de Escala e principalmente agradecer aos meus sócios e colegas que muito me ajudaram, mesmo porque em propaganda nunca ninguém faz nada sozinho. E a melhor parte vem agora, vou poder dedicar mais a tempo a Marli, minha mulher, que dividiu meu tempo com a Escala estes anos todos. Estamos casados a 37 anos, ou seja, quando me casei, a Escala já estava na minha vida e a Marli foi uma grande companheira e incentivadora nesta minha jornada, e nem sempre eu pude retribuir com o tempo e a dedicação que a Marli sempre mereceu, por isso agora não vou desgrudar dela, vai comigo pra onde eu for.

Comentários