Relatório da Abraji é destaque no informativo Tambor da Aldeia

Boletim da ARI volta a ser assinado pelo jornalista Vilson Romero

Fachada do prédio onde está localizada a ARI - Reprodução

O relatório da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é um dos destaques do Tambor da Aldeia. A entidade registrou mais de 130 casos de agressões a profissionais da comunicação em razão do contexto político e eleitoral desde o início deste ano, contabilizando 75 ataques por meios digitais (com 64 profissionais afetados) e outros 62 casos físicos (com 60 atingidos). O boletim feito pela Associação Riograndense voltou a ser assinado pelo jornalista Vilson Romero, que estava de licença para concorrer a deputado federal, cargo para o qual não foi eleito.

Na seção Pelo Mundo, o informativo traz o caso do jornalista Jamal Khashoggi, colaborador do jornal The Washington Post, que está desaparecido desde 10 de outubro, quando esteve no consulado da Arábia Saudita, em Istambul. Também destaca o anúncio feito pelo presidente da Associação Interamericana de Imprensa (SIP), Gustavo Mohme, sobre uma atualização da Declaração de Chapultepec, uma carta de princípios que promove a liberdade de imprensa.

A ARI disponibiliza o e-mail [email protected] aos profissionais e estudantes de Comunicação Social para denúncias que envolvam atentados ao exercício da profissão de jornalista. Além do boletim, Vilson Romero apresenta o programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre. Na atração, ele apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.

Comentários