Reunião sobre piso dos Radialistas termina sem acordo

Sindicatos têm novo encontro marcado para esta quinta-feira

A segunda reunião entre o Sindicato dos Radialistas e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul (Sindirádio), que ocorreu nesta terça-feira, 25, não trouxe novidades na negociação do piso salarial dos radialistas. Segundo o presidente do Sindicato dos Radialistas, Antonio Edisson Caverna Peres, o Sindirádio "não quer dar aumento real e briga com o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC)".


O Sindirádio oferece 5%, sendo que a proposta da entidade patronal também visa à implantação de um banco de horas. "Eles (Sindirádio) mostram não saber aplicar este índice nos cálculos que apresentam. Ao invés de multiplicar, efetuam a soma", diz Caverna. "A classe patronal não quer dar aumento por causa da crise econômica. Mas a crise é lá nos Estados Unidos, ainda não nos afetou, isso não é motivo", alega ele.


Além do piso salarial, o Sindicato dos Jornalistas quer unificar os pisos, de locutores e operadores do interior, com o dos que trabalham na Capital. "Não tem por que os colegas que trabalham no interior receber menos da gente que trabalha na Capital. Por que isso se eles são locutores iguais aos outros?", afirma.


Em entrevista a Coletiva.net, Caverna afirmou, se não houver acordo na próxima reunião, seu sindicato vai apelar à Justiça. "Se conseguirmos o INPC e o piso, para a nossa categoria que não faz greves como a dos bancários, já é um ótimo acordo. Do contrário, trancaremos tudo e iremos para a Justiça", diz. A próxima reunião das entidades foi marcada para esta quinta-feira, 27, às 14h30, no Sindirádio, na Avenida Getúlio Vargas, 774.

Comentários