Ricardo Azeredo promete TVE mais competitiva e apartidária

Novo presidente da Fundação Cultural Piratini afirma que também investirá fortemente em conteúdos jornalísticos

O novo presidente da Fundação Cultural Piratini, o jornalista Ricardo Azeredo promete tornar a TVE uma emissora mais competitiva e apartidária, além de investir fortemente em conteúdos jornalísticos. Segundo Azeredo, empossado pela governadora Yeda Crusius na tarde desta segunda-feira, 13, no Palácio Piratini, este é um desafio estimulante: "Vamos fugir desse conceito "chapa-branca". Claro que a TVE tem que ser neutra, por ser do Estado, mas tem que dispensar a forçação de barra em favor do governo. Também tem que ser competitiva e voltada para a sociedade", disse o novo presidente em entrevista a Coletiva.Net. 


Os planos de Azeredo, que continuará suas atividades como professor, na Ulbra, no turno da noite, ainda contemplam a diversificação da grade de programação e a produção máxima de conteúdo local, conforme o andamento das negociações com a TV Cultura e a TV Brasil. "Queremos uma televisão dos gaúchos, com uma cobertura como manda o bom jornalismo. A programação como um todo será de respeito à comunidade", afirmou. Quanto às dificuldades operacionais da emissora, o presidente garantiu que haverá uma otimização dos recursos e que fará "mais com menos". Azeredo elogiou o antigo presidente interino, o advogado e engenheiro eletrônico Airton Nedel, que, agora, assume a direção-geral, por ter reorganizado as questões financeiras e administrativas.


A nova diretoria da TVE ainda é composta pelo jornalista Pedro Macedo, diretor de Programação. Durante o anúncio, a governadora disse que a nova direção terá prazo de 30 dias para apresentar nova proposta de programação para a emissora. A iniciativa faz parte do plano executivo de ação para modernização da TVE, FM Cultura e Fundação Cultural Piratini. Os planos para a FM Cultura, de acordo com Azeredo, prevêem investimentos estruturais, mas serão avaliados com mais tempo.


Além disso, a emissora terá uma nova antena, instalada no Morro da Polícia, que, segundo Azeredo, trará um potencial de três milhões a mais de telespectadores na Região Metropolitana de Porto Alegre. Também estão previstas trocas de retransmissores no interior do Estado, o que permitirá ampliar em um milhão o número de telespectadores e ouvintes. 

Comentários