SBT deve iniciar transmissão digital em Porto Alegre no início de 2009

Emissora já adquiriu equipamentos, aguarda sua entrega e a reforma de prédio que abrigará os mesmos

O SBT pretende iniciar a transmissão de sinal digital em Porto Alegre entre janeiro e fevereiro de 2009. Segundo o gerente técnico, Sady Ros, a emissora já adquiriu os equipamentos necessários (da marca Toshiba, do Japão) e, agora, aguarda a entrega - que deve ocorrer em dezembro - e a reforma do prédio localizado no Morro da Polícia. Devido à ordem da direção nacional da emissora, os valores das aplicações realizadas até agora não podem ser divulgados, mas há previsão que, no ano que vem, ocorram mais investimentos em High-definition para os estúdios da emissora. 


Ros explica que, com a chegada da TV Digital, o telespectador comum, acostumado com "fantasmas" e ruídos (chuviscos), ganha em qualidade de sinal, já que este é mais robusto e menos sujeito às interferências. "O padrão escolhido permite mobilidade e portabilidade, o que acaba gerando uma nova forma de ver televisão: no carro, no ônibus, no celular. E isso vai mexer com o mercado e gerar outra verba publicitária", relata. 


No final de agosto, o gerente participou do Congresso da Sociedade de Emissoras de Televisão (SET), realizado em São Paulo , e confirma a informação recebida por Coletiva.Net que representantes de emissoras com sede no Rio Grande do Sul estiveram reunidos na capital paulista para unificar a entrada do sinal digital em Porto Alegre . "O nosso diretor técnico Roberto Franco, de São Paulo, foi quem participou do encontro. Entretanto, nada ficou definido, pois as emissoras têm cronogramas diferentes e algumas estão mais adiantadas do que as outras. Existe, claro, aquela concorrência de quem será a primeira a transmitir, mas isso é mais um aspecto mercadológico. É marketing instantâneo. Nós, do SBT, vamos prezar sempre a qualidade, sem atropelar nada", diz.


A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro do ano passado, na cidade de São Paulo. A solenidade reuniu mais de 2000 pessoas e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de empresários do setor. Em 7 de abril, o sinal chegou, pela RedeTV!, a Belo Horizonte e, no dia seguinte, também inaugurado pela emissora, ao Rio de Janeiro.

Comentários