Sebrae explica por que cancelou a licitação

Comissão equivocou-se ao identificar envelopes com as propostas

O diretor de Gestão do Sebrae gaúcho, Eduardo Luzardo, esclareceu que o motivo que levou o órgão a cancelar a licitação da conta publicitária foi o fato de, ao contrário do que estabelecia o edital, os trabalhos apresentados na estratégia de comunicação e marketing terem sido identificados. Pelo edital, as licitantes deveriam apresentar sem identificação, cabendo à comissão encarregar-se de identificá-los "de forma que a comissão técnica não saiba a origem de cada um", o que não ocorreu.


Depois do julgamento das propostas, quatro recursos foram apresentados, sendo que três questionavam exatamente essa questão, o que levou a diretoria do Sebrae, segundo Luzardo, a decidir pelo cancelamento, por identificar um vício de origem no procedimento incorreto da comissão. Assim, na justificativa final, ficou registrado que a exigência do sigilo "não foi atendida por todas as licitantes com propostas técnicas classificadas, ensejando, portanto, o cancelamento do certame, haja vista a inexistência de empresas na concorrência que tenham atendido plenamente ao edital".


A direção do Sebrae está avaliando o procedimento a ser adotado a partir de agora. Ao mesmo tempo em que toma cautelas para evitar polêmicas no novo edital que deverá publicar, precisa correr contra o tempo porque tem verba disponível para ações de marketing que devem ser aplicadas em seguida. Como foi encerrado o contrato que mantinha com a agência Competence, o órgão ainda não decidiu como agir, segundo disse Luzardo a Coletiva.net. Estão em estudos as alternativas possíveis, entre as quais figura uma eventual contratação emergencial.

Comentários