Segmento varejista é o maior investidor do rádio na Região Sul

É o que revela pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas para a Agert

Uma pesquisa realizada pela Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (Agert) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o comércio varejista é o maior investidor no segmento rádio. Os dados divulgados mostram que este setor representa 45% da receita em rádios no Brasil e 48,5% na Região Sul do Brasil. No setor de telecomunicações, o investimento equivale a 10,9% do total da receita nacional e 8,2% no Sul. 


Segundo o estudo, o perfil das rádios AM do Brasil ainda se concentra em variedades, com 24,2%, seguido pelo jornalismo, que representa 17,5% das programações. A publicidade no rádio através de agência de propaganda representa 58,2% da composição das receitas no Brasil e 53,8% no Rio Grande do Sul, enquanto a publicidade direta é de 31% em nível nacional e 31,8% nos estados do Sul. 


Os dados da pesquisa revelam o perfil socioeconômico do setor de radiodifusão no Brasil e também no Rio Grande do Sul. O levantamento foi feito com 917 rádios (456 emissoras AM e 461 emissoras FM), 302 delas na Região Sul. Os números mostram a importância do setor da radiodifusão no país, que representa 0,5% do Produto Interno Bruto brasileiro, destaca o presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, citando a metodologia aplicada com base em informações oriundas das pesquisas do IBGE. O setor proporciona cerca de 143.500 empregos diretos e 159.100 indiretos, lembra Melão.


A Agert é formada por 167 emissoras AM e 100 FM associadas, além de 20 estações de televisão e nove representantes comerciais, totalizando 296 filiados.

Comentários