Sindicato dos Jornalistas quer resgatar antigos valores

Objetivo da entidade em 2008 será voltar a dar a versão dos fatos a partir da visão de seus associados

O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul quer resgatar antigos valores da entidade. "O objetivo em 2008 será voltar a dar a versão dos fatos a partir da visão dos membros e não da grande mídia. Nós apostamos em outras idéias, modernizamos o Sindicato e agora queremos voltar a nos aproximar das redações. Esta tem sido uma das reclamações constantes por parte dos jornalistas. Temos que ser sempre o representante ativo da categoria", disse o presidente José Nunes em entrevista ao Coletiva.net. Para que o objetivo seja cumprido, a entidade iniciou, no final de 2007, uma campanha de recuperação de associados, além de adquirir novos convênios e firmar parcerias com universidades.


Nunes ainda fez uma avaliação de 2007 e definiu o ano como "positivo". Destacou também as comemorações relativas aos 65 anos do Sindicato, as ações contra o projeto que institui Oscip na TVE e a luta pelo diploma, que, segundo Nunes, serve para qualificar o profissional. "O ano que passou foi muito bom para o mercado da comunicação, que deu uma virada com a chegada da Record no Estado e a criação do portal zerohora.com. Todas as empresas da área tiveram lucros. O que se pôde perceber é que o interior está oferecendo mais vagas e os jornalistas recém-formados estão entrando no mercado de trabalho através das assessorias de imprensa", avaliou Nunes.


Além das campanhas salariais, em 2008, a atenção da entidade também estará voltada para os preparativos do 33° Congresso Estadual de Jornalismo, que está previsto para acontecer nos dias 13 e 14 de junho e, pela primeira vez, será levado para o interior do Estado, em Santa Maria. 

Comentários