Sindjors e patronal iniciam negociações do acordo coletivo de trabalho

Entidades devem debater questões referentes ao período 2018/2019 nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 19, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e os sindicatos patronais iniciam a abertura das negociações referentes ao acordo coletivo de trabalho de 2018/2019. A reunião contará com representantes do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul (SindiRádio), que sedia o encontro a partir das 14h, na sede do Sindrádio (Av. Getúlio Vargas, 774), em Porto Alegre.

Em conversa com Coletiva.net, o gerente-executivo do SindiRádio, Marcos Praia, informou que a reunião será a primeira rodada de negociações após a análise das pautas de reivindicações da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 pela assembleia patronal. Este documento foi elaborado e aprovado em assembleia geral realizada em 19 de maio pela categoria. Praia garantiu que o encontro deve ser um momento de diálogo. "O acordo será construído em conjunto buscando encontrar denominadores comuns", comentou.

O presidente do SindJors, Milton Simas, disse ao portal que a expectativa para o encontro é de respeito por parte dos sindicatos patronais às pautas de reivindicações da categoria. O jornalista comentou, também, que a negociação pode trazer novidades, pois é a primeira reunião depois da reforma trabalhista, aprovada em âmbito nacional no ano passado. "Sindicalistas foram desvalorizados com as mudanças, que trouxeram o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. Esperamos que as negociações tragam mais valorização a toda a categoria", afirmou.

Entre as reivindicações apresentadas pela Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019, estão o reajuste dos salários pelo índice acumulado do INPC/IBGE de 1,76%, além da solicitação de R$ 25 para o vale-refeição e R$ 500 como auxílio-creche para os jornalistas, independentemente do sexo. Mais informações podem ser obtidas no site do Sindjors.

Comentários