Subterrâneos do comportamento norteiam palestra de Martin Haag

Diretor da City Pesquisas abriu a programação da Semana da Comunicação

Martin Haag abordou o tema ?Insights Subterrâneos - Um passeio pelas ciências humanas"
À frente da City Pesquisas há cinco anos, Martin Haag abordou o tema ?Insights Subterrâneos - Um passeio pelas ciências humanas", na Semana ARP da Comunicação, em palestra mediada pela publicitária e diretora de Planejamento do Sistema Dez, Mariana Verçoza. O diretor apresentou o entendimento aplicado na trajetória da empresa, que busca levar para dentro dos processos de análise de informações as ciências humanas. "O que se está vivendo, por força da tecnologia, é desmontagem das forças massificadas", afirmou Haag.
Ele destacou que a divisão tecnológica atual torna necessário que cada um escolha seus conteúdos, o que acontece por meio da associação a pequenas redes de indivíduos com o mesmo interesse. Ele exemplificou com o caso de música e de esportes, cada vez mais experimentados em maior quantidade por um esforço da nova geração. Segundo Haag, a realidade não vive um plano único e é justamente o mais profundo deles que a City busca alcançar em suas pesquisas. "O que está embaixo desse tecido é o que chamamos de subterrâneo", esclareceu.
Para mostrar como chegar a esses "subterrâneos do comportamento", disse ele, é possível recorrer a elementos da arqueologia. "É a arte de juntar os pedaços. Numa sociedade fragmentada, é preciso a especialidade de juntar e integrar os cacos", pontuou o profissional, que também leciona na ESPM, UCS e PUCRS. A figura do iceberg pela teoria de Freud também foi lembrada pelo palestrante. "Há a ponta, mas o que interessa está contido numa forma. Aquele é o conteúdo importante para Freud", afirmou.
A programação segue com o projeto Inspirações. Toda a Semana da Comunicação tem cobertura de Coletiva.net, com apoio do Grupo RBS.

Comentários