Tambor da Aldeia destaca criação do projeto Tim Lopes

Programa dá continuidade às investigações de jornalistas brasileiros mortos em exercício da profissão


O boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) anunciou o lançamento do projeto Tim Lopes, feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A iniciativa, que foi proposta pelo ex-presidente da Abraji Marcelo Beraba, dará seguimento às investigações de jornalistas brasileiros que forem vítimas de assassinato no exercício da sua profissão no território brasileiro. A instituição financiará grupos de repórteres de diversos veículos para apurar as circunstâncias e elementos do crime.
Além disso, o Tambor da Aldeia noticiou a agressão sofrida pelo jornalista Mauro Silva, do site Campo Grande News, de Mato Grosso do Sul. O profissional foi detido por um policial militar que o agarrou à força e o levou até a viatura, enquanto realizava a apuração de um acidente de carro. O Comando-Geral da Polícia Militar abriu um procedimento administrativo para avaliar o caso.
Na sessão "Pelo mundo", o boletim divulgou o relatório "Killing the Messenger", do News Safety Institute (INSI), dos Estados Unidos, que registrou a morte de 35 jornalistas durante o exercício da profissão em todo o mundo no primeiro semestre de 2017. De acordo com o documento, 19 profissionais foram assassinados a tiros, 10 foram vítimas de explosões, quatro morreram em fogo cruzado e 33 eram residentes nos lugares onde foram mortos. No México, o repórter hondurenho Edwin Rivera Paz, que se refugiava no país, foi assassinado a tiros em San Diego, no município de Veracruz. Edwin é o oitavo profissional de jornalismo assassinado no país neste ano.
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários