Tarso diz que regulação da mídia democratiza a informação

Governador do Estado participou de edição especial do programa de rádio RS Sem Fronteiras

Durante uma edição especial do programa de rádio RS Sem Fronteiras, produzido pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Estado (Secom), Tarso Genro defendeu, mais uma vez, a regulamentação da mídia. Para o governador do Rio Grande do Sul, debater o tema é necessário. Ele defende que a iniciativa é para democratizar a informação, pois o dever da mídia é informar a sociedade de forma isenta, para que a população estabeleça seu juízo crítico. "A regulação da mídia é tratada de forma distorcida pelos veículos de comunicação. Parece sugerir que alguém defenda censura à imprensa ou que o Estado imponha conteúdos às redações, e isso não é verdadeiro", salientou.
Conforme Tarso, uma regulação deve instituir políticas de desenvolvimento específicas para criar canais alternativos, cooperativas e empresas que se comprometam com conteúdos determinados pela Constituição Federal. Além disso, sustenta que deve-se instituir possibilidades de financiamento, para que as pessoas se auto-organizem na elaboração de conteúdos para jornais ou canais de televisão. "Temos que criar um sistema mais aberto de meios de comunicação, que permita que as diversas facções e correntes de opinião se manifestem com liberdade", completou. Segundo o governador, isso não ocorre porque as concessões estão em poder da iniciativa privada, que transmite uma visão ideológica ao público.
A entrevista também abordou recuperações salariais, contratações de professores e policiais militares, pedágios e Parcerias Público-Privadas (PPPs). O áudio completo está disponível para download gratuito no portal do Governo do Estado (www.rs.gov.br).

Comentários