Terceira edição da Campus Party Brasil bate recorde de público

Festa tecnológica teve seis mil inscritos

A organização da Campus Party Brasil 2010 anunciou o balanço geral do evento, que reuniu comunidades de diferentes áreas da sociedade em rede no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre o dia 25 e 31 de janeiro. A terceira edição brasileira do evento, criado há 13 anos na Espanha, apresentou números "impressionantes", conforme informou Marcelo Branco, diretor-geral da Campus Party Brasil.
O encontro registrou um número de seis mil inscritos. Destes, 3.877 pessoas ficaram acampadas. Do total de participantes, 74,8% (4.448) eram homens e 25,2% (1.552) eram mulheres. A maioria dos campuseiros, 68% (4.080) estava na faixa etária de 18 a 29 anos. Pessoas com idade entre 30 e 49 anos representavam 20% (1.200), com mais de 50 anos, 4% (240), e com menos de 19, 8% (480). De todos os estados brasileiros vieram pessoas interessadas em compartilhar conhecimento e participar da festa. A Campus Party contou com a participação de campuseiros de 20 países, entre os quais Colômbia, México, Espanha, Suécia, Peru, Guatemala, França, Chile e Argentina.
"Não é à toa que dizemos que a Campus Party é a maior festa física das redes sociais. Este é o terceiro ano do evento e os números se mostram impressionantes. É a energia do público que garante a longevidade de um encontro como esse, que se renova a cada ano pela própria disposição dos participantes em compartilhar conhecimento", comentou Marcelo Branco.
O investimento total foi de R$ 12,5 milhões, que propiciaram tanto aos inscritos no evento, quanto aos mais de 100 mil visitantes da Área Expo (espaço de visitação grátis), uma vasta programação. Foram realizadas 553 atividades (palestras, oficinas, mesas de debates, entre outros), que duraram cerca de 700 horas. Os temas foram divididos em quatro áreas: criatividade (fotografia, blog, design, vídeo e música), entretenimento digital (games e simulação), inovação (desenvolvimento e software livre) e ciência (robótica e modding). Além disso, as atividades também tiveram espaço no palco principal, o Momento Telefônica, no Barcamp e no Campus Fórum, que estreou este ano. Dessas, a área com maior número de campuseiros inscritos foi a de blog, com 19,1%, seguida de desenvolvimento (18,2) e jogos (15,1%).
Ao todo, 64 empresas, entre patrocinadores, parceiros e apoiadores, contribuíram para o desenvolvimento da Campus Party. Os participantes puderam usufruir de uma conexão de 10 Gb, disponibilizada pelo Grupo Telefônica, principal patrocinador do evento. Para isso, foram necessários 40 km de cabos de rede e 20 km de cabos de fibra ótica. Trabalharam na Campus Party - direta e indiretamente - 3.600 pessoas. A taxa de upload foi de 66% e a de download 44%. A repercussão da Campus Party, por todo o mundo, se deu por meio dos mais de 1017 jornalistas e blogueiros credenciados de vários países.

Comentários