TJRS lança campanha de combate ao abuso e exploração sexual

Publicitário Mário Salgado assina identidade visual do projeto


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) lançou nesta segunda-feira, 15, no Palácio da Justiça de Porto Alegre, a campanha "Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: O problema é nosso! Denuncie!", cuja identidade visual foi assinada pelo publicitário Mário Salgado. Proposta pela Coordenadoria da Infância e Juventude do RS (CIJRS), a iniciativa, desenvolvida pela Assessoria de Imprensa do TJRS, conta com a parceria do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil e OAB/RS. De acordo com estudos e pesquisas, em 90% das ocorrências, o autor é alguém com quem a vítima convive, o que, muitas vezes, impede que o crime venha a ser denunciado.
Para a titular da CIJRS, juíza-corregedora Andréa Rezende Russo, a constatação de que a maioria dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes não é notificada mostra o tamanho do problema. "A importância da união de esforços na prevenção e combate a esse tipo de crime que tantos danos traz à sociedade. E nessa luta, de grande relevância é o papel dos educadores, que convivem quase que diariamente com o público infantojuvenil, e devem estar preparados para acolher a vítima e notificar às autoridades competentes", afirmou.
Hoje, também foi iniciada a 2ª Semana do Depoimento Especial, com seminário que reúne operadores do direito. Durante toda a semana, palestras abordam temas como fluxos de atendimento, escuta protegida e pornografia infantil na Internet. A programação prevê ainda exposições dialogadas com estudantes da rede de ensino, seminário para educadores e ato público no Parque Farroupilha. Mais informações no site www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=378235. Para denúncias, disque 100.

Comentários