TV AL quer operar em sinal digital neste semestre

Conforme a diretora da emissora, Civa Silveira, o processo para a inovação está adiantado

Um Acordo de Cooperação Técnica firmado em agosto do ano passado, entre a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa do Estado, permitiu a implantação do sinal digital para a emissora do parlamento gaúcho. Conforme a diretora da TV AL, Civa Silveira, explicou ao Coletiva.net, a expectativa é operar com a novidade ainda neste primeiro semestre do ano. Segundo ela, o processo está adiantado e a previsão é que dentro de 30 dias se iniciem os testes.
Por meio de uma subcanalização do canal 61, consignado à Câmara Federal, a ideia é que o alcance do sinal não seja limitado a Porto Alegre, mas que passe por Novo Hamburgo, Barra do Ribeiro, Alvorada, entre outras cidades. Durante um workshop sobre o tema, realizado na Assembleia, no último mês, o presidente da Casa, Alexandre Postal, destacou que a intenção é expandir a rede também para o interior do estado. "A nossa TV pode fornecer consultoria gratuitamente e programação, até as Câmaras montarem sua estrutura", disse.
Diversas empresas gaúchas de comunicação foram sondadas para designar um espaço de locação pela TV AL, e a Fundação Cultural Piratini foi a escolhida. Na sede da emissora, está instalada há um mês a antena do canal da Assembleia, e os demais equipamentos devem chegar nos próximos dias. Como a outorga da transmissão em rede é da TV Câmara, de Brasília, é ela quem subsidia e coordena o projeto, conforme Civa explicou. Cabe à TV AL manter o espaço físico locado e montar a estrutura da emissora legislativa.
De acordo com Civa, a transmissão em sinal aberto e digital será reguladora da atividade parlamentar, pois os deputados e vereadores saberão que estão sendo vistos pela população. "Será o grande fortalecimento da democracia", avaliou. Ela ainda esclareceu que as Câmaras de Vereadores serão convidadas a participarem do sinal compartilhado - no momento, há interesse de 15 câmaras locais. Civa acredita que, com a iniciativa gaúcha, "se abre um mercado de Jornalismo bastante importante, até pela oportunidade das cidades poderem ter certa autonomia com equipe própria".
No ar desde 1999, a TV Assembleia apresenta uma programação voltada para o jornalismo, a cultura e a inclusão social, durante 24 horas, oito delas com atrações ao vivo, incluindo a cobertura das Comissões, das Sessões Plenárias, do telejornal Espaço Público e do Jornal Assembleia. Também são produzidos outros três programas diários inéditos, dedicados a temas factuais com a visão dos políticos e da sociedade. Fecham a grade mais três atrações musicais.

Comentários