TV Cultura inicia transmissão de multiprogramação

No Estado, TVE ainda aguarda liberação para operar com sistema digital

 A TV Cultura começou a explorar efetivamente suas possibilidades no universo da digitalização, nesta quarta-feira, 26. A emissora estreou dois canais no espaço da multiprogramação: o Univesp TV e o MultiCultura, que poderão ser sintonizados por meio de um conversor digital nos canais 24.2 e 24.3. A programação foi ao ar ao meio-dia de hoje e, posteriormente, a exibição diária será entre 8h e 23h.

No Rio Grande do Sul, a TVE já desenvolveu planejamento para implantação da TV digital, mas não tem previsão do início das atividades. Segundo o presidente da emissora, Ricardo Azeredo, a liberação depende da homologação do Ministério das Comunicações. "Entramos com a solicitação no início do ano passado e ainda estamos esperando", informou. O presidente explica, porém, que o pessoal da área técnica já realizou treinamentos e os equipamentos existentes passam por adaptação.

A meta do Governo Federal é que até o final deste ano todas as capitais do Brasil recebam o sinal de TV digital. Até o momento, 11 regiões metropolitanas já transmitem em HDTV. Em todo o país, têm acesso à nova tecnologia as cidades de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Florianópolis e Vitória.

A primeira emissora privada a implantar a digitalização no Estado foi a RBS TV, em novembro de 2008. O Grupo Record chegou a anunciar a implantação do sistema no Rio Grande do Sul para o final do ano passado, mas um atraso na entrega de equipamentos importados forçou o grupo a adiar o processo de digitalização no Estado. A nova data ainda não foi anunciada.

Comentários