TV paga: crescem o mercado e as reclamações

Insatisfação dos clientes quanto aos defeitos do serviço marca o período de crescimento

Impulsionado pela internet rápida, o mercado de televisão paga no Brasil deve crescer mais de 15% este ano. O recorde de crescimento da década, entretanto, não merece apenas o destaque positivo. A insatisfação dos clientes quanto aos defeitos do serviço marca o período de crescimento. São constantes as reclamações de usuários quanto ao mau atendimento prestado via telefone e ao excesso de comerciais e de reprises na programação. A mais recente decisão do canal Fox de dublar toda a  programação e aportuguesar os títulos de seriados também gerou críticas por parte dos consumidores. A digitalização e os problemas gerados a partir da venda de serviços de telefonia e banda larga são outras dificuldades a serem enfrentadas.


Dados divulgados no começo de 2007 pela PTS (empresa que monitora o setor) mostram que o número de telespectadores da TV paga inflou 4,7%. Em contrapartida, o índice de reclamações no Procon de São Paulo aumentou 22% em comparação ao ano anterior. Nos três primeiros meses deste ano, o órgão notificou 62 reclamações sobre TV paga, oito a mais do que o registrado durante todo o ano de 2004. Já as denúncias pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) contabilizaram um salto de 267%. Saltaram de 491 em janeiro de 2006 para 1.800 em abril último.


O jornal Folha de S.Paulo cita pesquisa nacional realizada no ano passado pelo Ibope, mostrando que o preço cobrado pelo serviço pago é o que mais incomoda o assinante. Em seguida na lista observam-se a reprise de filmes, séries e programas, o índice de comerciais e a queda de sinal das operadoras.

Comentários