TVE aponta economia de R$ 40 mil mensais

Direção da emissora justifica mudança no orçamento com novas medidas de gestão e racionalização dos recursos públicos

Gustavo Roth/Fundação Piratini/divulgação
Com novas medidas de gestão e racionalização dos recursos públicos, a TVE aponta uma redução de cerca de R$ 40 mil mensais. A previsão, conforme a empresa, é de economizar, até o final do ano, quase meio milhão de reais. Dos investimentos, a direção da emissora destaca novos cenários, melhores recursos técnicos de iluminação e conserto de ilhas de edição bancados com recursos privados, via Lei Rouanet. "É a prova inicial de que a emissora pode ser mais sustentável, que pode ter outras fontes de financiamento além do Rio Grande do Sul", informa o presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr..
Ele também aponta as redes sociais como um canal de incentivo para a interatividade do público com a programação da TVE que, diariamente, transmite programas ao vivo pelo Facebook, pelo Twitter e pelo YouTube, além do próprio site da www.tve.com.br. Os registros de participação com o telespectador totalizaram 133.262 pessoas alcançadas em 29 transmissões ao vivo em abril em todas as plataformas, atingindo 78.180 visualizações. O vértice de audiência de 20.980 pessoas foi na atração "Debate TVE" em 4 de abril com participantes de Gravataí. O programa "Panorama" também tem bastante engajamento, segundo informado pela direção da TVE.
Orestes acredita que, no decorrer dos últimos anos, a emissora incorporou interesses partidários e corporativos, entretanto, a imparcialidade tem pautado as entrevistas sem objeções a temáticas mais polêmicas. "O debate voltou ao Rio Grande do Sul. Todos os dias, um assunto é discutido com ponto e contraponto e muitas vezes com convidados discordantes que comentam o assunto ao vivo, lado a lado", exemplifica.
Outro exemplo apresentado pelo presidente é o fato da gestão trazer convidados para aprofundar temas de interesse público. "Na programação jornalística da TVE o governo já sofreu críticas, e, claro, tem espaço para defesa", destaca e completa: "Também críticos das extinções das fundações foram ouvidos, assim como deputados de oposição", ilustra.

Comentários