TVE exibe série baseada em contos de Simões Lopes Neto

Pela primeira vez na TV aberta, episódios serão exibidos na íntegra

Obra considerada um clássico da literatura pampeana, 'Contos Gauchescos', de João Simões Lopes Neto, inspirou uma série que pela primeira vez será apresentada na íntegra em TV aberta. O primeiro episódio será exibido nesta terça-feira, 14, às 23h. Trata-se de um documentário sobre a vida e o legado do escritor João Simões Lopes Neto. Os programas seguintes são adaptações dos contos 'Os Cabelos da China', 'Jogo do Osso', 'Contrabandista' e 'No Manantial'.
Como na obra original, a série traz o protagonista Blau Nunes - vivido por Pedro Machado -, um tropeiro, que conduz os espectadores por episódios. A produção alia as movimentadas narrativas criadas pelo escritor pelotense à ambientação dos usos e costumes do pampa, uma marca do diretor Henrique de Freitas Lima, que também dirigiu os longas-metragens 'Lua de Outubro' e 'Concerto Campestre'.
A série foi gravada nos municípios de Pelotas, São Gabriel e Piratini, e tem no elenco J.N. Canabarro, Tom Perez, Vagner Vargas e Lindsay Gianoukas. Mais de 600 atores para pequenos papéis e figurantes foram selecionados nas comunidades que hospedaram a produção, o que dá à série autenticidade e vigor. A realização é da Cinematográfica Pampeana, juntamente com a Apema.

Comentários