TVE reestrutura programação e operações para nova fase

Mudanças acompanham o plano de transferência das instalações para o Centro Administrativo do Estado

Visando agilizar as operações do dia-a-dia e aumentar a quantidade de programas próprios, a TVE está preparando mudanças em sua grade de programação. A emissora, que no final de 2009 já havia atingido um nível de 57% de produção local (incluindo a participação de programas independentes e co-produções), vai apresentar mudanças no formato do telejornalismo. O novo telejornal, em formato de revista, terá duração de uma hora, das 20h às 21h. As notícias também passarão a ser veiculadas em boletins direto da redação várias vezes ao dia. Segundo o chefe de Jornalismo, Jorge Seadi Jr, o novo formato permitirá um aumento de três horas e 41 minutos semanais de jornalismo, somando-se aos novos programas.
Programas também serão reposicionados em termos de horários de veiculação e gravação, enquanto outros serão agregados à programação, como, por exemplo, o TVE Agrocenários (voltado aos grandes temas do setor primário), Viva Ciência (que levará ao ar as pesquisas científicas das universidades e institutos de pesquisa gaúchos) e o programa Deadline (que contará a história dos fatos através do ponto de vista dos jornalistas que vivenciaram estes momentos).
Conforme informou a Coletiva.net o presidente Ricardo Azeredo, a emissora também está negociando parcerias com instituições de ensino técnico para trazer de volta à programação os cursos profissionalizantes: "Oferecer este tipo de oportunidade é fundamental num Estado em que cada vez mais se exige mão-de-obra qualificada, e a TVE tem obrigação de contribuir neste processo", salientou Azeredo.
Programetes orientando a população sobre como acessar várias operações na área dos serviços públicos, além de permitir acesso a informações sobre o andamento das atividades de gestão do Governo do Estado, também farão parte da programação.
As mudanças fazem parte da reestruturação, que está sendo elaborada paralelamente ao processo de transferência da TVE e da FM Cultura para as novas instalações junto ao Centro Administrativo do Estado. "O novo formato da emissora será apoiado por equipamentos mais modernos e um padrão operacional mais competitivo", concluiu Azeredo.

Comentários