TVE testará equipamento que permite interagir através de TV digital

Emissora pública foi selecionada no programa Ginga.BR.Labs, do Ministério das Comunicações

A TVE será uma das 10 emissoras a ganhar um laboratório de testes de conteúdos e aplicações para o middleware Ginga, que permite a interatividade na TV digital brasileira. A emissora pública foi escolhida para participar do programa Ginga.BR.Labs, do Ministério das Comunicações. O resultado preliminar sobre as 11 propostas classificadas foi publicado nesta semana e as participantes têm até segunda-feira, 22, para recorrer do resultado. A lista definitiva será conhecida ainda no início de agosto. Além do laboratório, quatro técnicos de cada uma dessas emissoras também vão receber capacitação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no desenvolvimento de aplicações para a TV digital.
As participantes apresentaram projetos para desenvolver um produto audiovisual ou um aplicativo para a TV que utiliza a interatividade. Como exemplos de conteúdos que podem ser desenvolvidos estão aplicativos de governo eletrônico, que dão acesso a serviços públicos pela televisão, ou produtos audiovisuais como séries e documentários que utilizem a interatividade. A disputa envolveu estações de TV públicas vinculadas a estados, municípios e universidades, que utilizam sinal analógico e pediram a liberação do MiniCom para transmitir em sinal digital. Os projetos apresentados abrangem diferentes áreas como agricultura familiar, educação e saúde.
Segundo o assessor da Secretaria Executiva do MiniCom James Görgen, os critérios para escolha dos projetos foram ideias inovadoras. A seleção foi feita por uma comissão de representantes do Ministério das Comunicações, Anatel, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Universidade Federal da Paraíba.

Comentários