Último episódio da série Viajantes vai ao ar neste sábado

RBS TV mostra as impressões do alemão Wolfgang Hoffman Harnisch

A viagem do alemão Wolfgang Hoffman Harnisch ao Rio Grande do Sul encerra a série Viajantes neste sábado, 7, às 12h20min, na RBS TV. Harnisch teria passado pelo Estado em 1940, com a intenção de realizar um estudo biográfico de Getúlio Vargas, mas, encantado, acabou registrando com anotações e com sua máquina fotográfica cenas da paisagem e do homem gaúcho.


O episódio ?Wolfgang Hoffman Harnisch - O Viajante das Imagens? apresenta a relação intensa dele com a imagem, que transparece em suas fotos e em seus relatos, uma visão estrangeira sobre o Rio Grande do Sul. As cenas descritas por Harnisch são intercaladas com passagens filosóficas.  Guiado por seu livro, "Rio Grande - a terra e o homem", o programa "Wolfgang Hoffman Harnisch - O viajante das imagens" refaz o itinerário do alemão no Rio Grande do Sul de hoje.


"Nosso olhar é mediado pela presença de um fotógrafo atual, Leopoldo Plentz. O percurso do fotógrafo, hoje, é uma viagem para alguns lugares-chave das narrativas de Harnisch, como também é um percurso imaginário pelos lugares e personagens descritos e revelados nas imagens fotográficas", explica o diretor Rafael Figueiredo.Com roteiro e argumento de André Costantin, o episódio tem fotografia de Vini Nora, trilha sonora de Jean Presser e narração de Luiz Paulo Vasconcellos e Mirna Spritzer. A coordenação de produção é de Zanza Pereira, com direção-geral de Gilberto Perin.

Imagem

Comentários