Unindo TV e redes sociais, cresce uso de hashtag em comerciais

Somente em agosto, 10.465 inserções publicitárias continham o recurso

O uso de hashtags (#) em comerciais nas emissoras de TV aberta cresceu significativamente entre maio e agosto, segundo estudo realizado pelo Ibope Media e pelo Twitter. O recurso esteve presente em 10.465 inserções em agosto, o que aponta para a maior integração entre TV e redes sociais. Conforme o levantamento, o total de marcas que utilizaram essa comunicação também cresceu em mais de 100%. "As grandes marcas brasileiras estão aproveitando a forte ligação entre Twitter e TV para se conectarem com seus consumidores de formas inovadoras", diz o diretor-geral do Twitter Brasil, Guilherme Ribenboim. "O uso do hashtag nesse contexto é fruto dessa evolução", completa.
A tendência da hashtag em filmes publicitários se consolidou durante a Copa do Mundo, segundo explica a diretora-executiva de negócios de Monitor do Ibope Media para a América Latina, Rita Romero. "Durante o campeonato, anunciantes adotaram a prática de usar hashtags em suas campanhas e parece que gostaram, pois mesmo depois do final da competição, o número continuou subindo. Por outro lado, com a aproximação do período eleitoral e a necessidade de estabelecimento de um canal de comunicação com a população, algumas campanhas também estão usando este recurso para engajamento", esclarece.
Até julho, os setores de Mercado Financeiro e Higiene Pessoal/Beleza lideraram o ranking de inserções com hashtags. Já a partir de agosto, aparecem no topo Serviços Públicos/Sociais e Veículos/Peças/Acessórios por conta de novas campanhas veiculadas pós-Mundial. Durante o período, o Tribunal Superior Eleitoral e o Itaú, respectivamente com as campanhas #vempraurna e #issomudaojogo / #issomudaomundo, se destacaram pelo volume de inserções.

Comentários