Uso de drones pela imprensa aguarda regulamentação

Equipamentos têm sido utilizados para captação de imagens em situações de risco

Cada vez mais utilizadas por veículos de comunicação, as aeronaves não tripuladas, também chamadas de drones, ainda aguardam regulamentação sobre o seu uso no Brasil. Criado para uso militar, o equipamento terá regras para operar no Brasil até o fim deste ano, segundo informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ao jornal Folha de S. Paulo.
O uso civil de aeronaves não tripuladas, ainda que não regulamentado, ocorre livremente no Brasil, especialmente para registrar em imagens situações perigosas. Pela proposta da agência, os drones poderão sobrevoar locais públicos, como parques, praças e estádios, desde que as pessoas presentes sejam avisadas com antecedência. Conforme o órgão, a autorização seria emitida pelo responsável do local, por meio de placas informativas.
As aeronaves terão que obedecer ao limite de altitude de 121 metros e possuir até 25 quilos, o que corresponde a 99% dos equipamentos em mercado. A proposta será analisada pela diretoria da agência e passará por audiência pública.
Leia também em Coletiva.net:
Jornal A Plateia adquire avião não tripulado

Comentários