Versão da hora

Abril vende operação de educação e concentra atividades em mídia

A Abril Educação não pertence mais à Editora Abril. A venda da unidade para a Fundos Tarpon foi anunciada por meio de comunicado nesta segunda-feira, 9. A Abrilpar, holding da família Civita, controladora dos negócios do Grupo Abril, afirma que o objetivo é priorizar seus esforços em negócios de mídia e distribuição. "A Abril pretende agora investir no que faz de melhor: produção de conteúdo e logística e distribuição de produtos. Com a estrutura mais enxuta, vamos investir mais na Abril Mídia e na DGB para fazer com que nosso conteúdo e nossas entregas sejam cada vez melhores para nossos clientes", afirma o chairman da Abrilpar, Giancarlo Civita.
Ainda conforme o executivo, a educação está no DNA da Abril, que continuará atuando no segmento por meio de conteúdo e da Fundação Victor Civita. Com as mudanças, a Fundos Tarpon passa a comandar as editoras Ática e Scipione, os sistemas de ensino e redes de escolas vinculadas às marcas Anglo, pH, Ser, Geo, Maxi, Farias Brito e Motivo, além dos colégios e cursos Alfacon e Sigma e os cursos de idiomas Red Balloon, Wise Up e You Move.
No ano passado, a Fundos Tarpon já havia adquirido um montante de ações então representativas de 24,21% do capital votante e 19,91%do capital total da Abril Educação. Com seus produtos e serviços, a Abril Educação atende mais de 130 mil escolas e a cerca de 35 milhões de alunos em todos os estados da federação.
Leia a íntegra do comunicado.
A Abrilpar, holding da família Civita que controla os negócios do Grupo Abril,anuncia hoje a celebração de contrato visando a aquisição, por sociedade controlada por fundos de investimento sob gestão da Tarpon Gestora de Recursos S.A.,de 20,73%do capital votante total da Abril Educação. Em agosto de 2014,os Fundos Tarpon adquiriram um montante de ações então representativas de 24,21%do capital votante e19,91%do capital total da Abril Educação, de titularidade da Abrilpar e seus acionistas.
Com a negociação, o Grupo Abril pretende se dedicar ainda mais aos negócios de mídia e distribuição: a Abril Mídia, holding formada pela Abril Gráfica e Abril Comunicações, maior editora do Brasil, que publica sete das dez revistas mais lidas no país; e a DGB, holding formada pelas empresas Dinap, Treelog e Total Express, operações especializadas em logística e distribuição de revistas e cargas de e-commerce e de cadeias empresariais em geral em todo território nacional.
A saída da Abril Educação do Grupo Abril não encerra, no entanto, a atuação da Abril na área de educação. Além de todo o conteúdo que a Abril Comunicações publica, o Grupo Abril, por meio da Fundação Victor Civita continua investindo na qualificação e valorização do professor brasileiro. Com seu conteúdo,sites e projetos de estudo e pesquisa, a Fundação, que completa 30 anos em 2015, atinge 2 milhões de pessoas todos os meses.
Para Giancarlo Civita, chairman da Abrilpar, a negociação reflete o momento da Abril de focar sua atuação no seu core business, sem deixar de olhar para o compromisso da empresa com a educação brasileira. "A Abril pretende agora investir no que faz de melhor: produção de conteúdo e logística e distribuição de produtos. Com a estrutura mais enxuta, vamos investir mais na Abril Mídia e na DGB para fazer com que nosso conteúdo e nossas entregas sejam cada vez melhores para nossos clientes. A educação está no DNA da Abril e continuaremos atuando nela por meio desse conteúdo e também da Fundação Victor Civita, que há quase 30 anos se dedica à melhoria da educação básica do Brasil".
Sobre a Abril Educação Giancarlo completa: "Abril e Tarpon possuem os mesmos valores e tenho certeza de que a missão da Abril Educação continuará sendo realizada de forma séria e determinada. A empresa tem muito a ganhar nessa nova fase promissora."

Comentários