Versão da hora

Procuradores demonizam o BV e entidades se calam

A Operação Mercari, desenvolvida pelo Ministério Público Estadual e pela Polícia Federal para investigar irregularidades na área de marketing do Banrisul, acabou provocando junto a demonização pelos procuradores das regras da "bonificação por volume". Concedida por veículos de comunicação às agências em função do volume de verba autorizado por cliente, a bonificação é uma prática antiga no mercado publicitário e foi regulamentada há um ano pelo governo federal, em lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A lei ganhou o número 12.232 e, além de reconhecer o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) como parâmetro para a relação dos órgãos públicos com as agências, reconhece a concessão dos chamados BVs. Certamente por desconhecer a lei e as práticas de mercado, procuradores do Estado entendem que os BVs concedidos às agências SLM e DCS por anúncios do Banrisul, que teriam chegado a cerca de R$ 3 milhões nos últimos cinco anos, deveriam ser creditados para o cliente.
Até o momento, nem o Sindicato das Agências de Propaganda nem a ARP (Associação Riograndense de Propaganda) se manifestaram sobre o assunto.

Comentários