Empresas brasileiras figuram na lista das melhores da América Latina

Pesquisa foi realizada em 1.300 empresas da América Latina, que juntas empregam mais de dois milhões de colaboradores

div>
A consultoria internacional Great Place to Work homenageou nesta segunda-feira, 15, em São Paulo, as 21 empresas brasileiras que constam na edição 2008-2009 da pesquisa Las Mejores Empresas para Trabajar en Latinoamérica. Entre os 25 empreendimentos listados, as brasileiras Chemtech (2ª posição no ranking), Caterpillar (12ª posição), Microsoft (23ª posição) e Accor (24ª posição). No ranking das 75 melhores - dispostas em ordem alfabética - estão Apsen, AstraZeneca, Banco Real, Boehringer Ingelheim, Duke Energy, FedEX, Kaizen, Kimberty Clark, Laboratório Sabin, Losango, Magazine Luiza, Plascar, Pormade, Promon, Serasa, Unimed Missões e Zanzini Móveis. 
A pesquisa foi realizada em 1.300 empresas da América Latina, que juntas empregam mais de dois milhões de colaboradores. A premiação oficial das 100 empresas acontecerá em 23 de setembro, em Buenos Aires, durante o XXI Congresso Interamericano de Géstion Humana (CIGEH).
Na ocasião, também ocorreu o lançamento de uma revista da consultoria, dedicada à pesquisa latino-americana. Na publicação, há um destaque especial para 11 empresas que participaram das cinco edições do estudo e que ao longo desses anos têm mantido um desempenho constante, sendo reconhecidas como as campeãs em confiança - dessas companhias, sete são brasileiras: FedEX, Magazine Luiza, Microsoft, Pormade, Promon, Serasa e Zanzini Móveis. Em comum, essas empresas têm a cultura fortemente orientada para a gestão de colaboradores, considerados fundamentais por essas organizações.  
Conduzida desde 2004,  Las Mejores Empresas para Trabajar en Latinoamérica é baseada na avaliação da satisfação dos colaboradores das empresas que constam nos estudos nacionais Melhores Empresas para Trabalhar dos países da América Latina, em cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem, e nas práticas de gestão de pessoas das empresas, em nove áreas: contratar e receber; inspirar; falar; ouvir; agradecer; desenvolver (pessoal e profissional); cuidar; celebrar e compartilhar.
Segundo o presidente do Great Place to Work, José Tolovi Jr., o Brasil teve uma participação importante na edição 2008-2009 da pesquisa. "Entre as empresas instaladas no País e que estão entre as melhores da América Latina é nítido o crescente investimento na melhoria do ambiente de trabalho e na gestão de pessoas. Na prática, observamos que as empresas têm a convicção de que investir em pessoas é a forma mais segura de obter melhores resultados de negócio", afirma Tolovi Jr., acrescentando que isso fica ainda mais evidente em momentos de crise e dificuldade financeira.

Comentários