Comissão federal aprova projeto Portais da Cidade

Novo sistema de circulação e transporte para Porto Alegre

A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do governo federal aprovou o pedido da prefeitura de Porto Alegre para a contratação de operação de crédito de 100 milhões de dólares junto à Cooperação Andina de Fomento (CAF) para o projeto Portais da Cidade. Nos próximos dias, a Cofiex formaliza a decisão, que permitirá à prefeitura agilizar as negociações com a CAF, visando à assinatura do contrato de financiamento até o final do ano. O processo será submetido ainda ao Senado Federal, responsável por aprovar os financiamentos externos que recebem o aval da União.
O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, saudou a decisão da Cofiex. "Uma importante etapa foi vencida nesta conquista da cidade. Contamos com o apoio decisivo dos representantes gaúchos no Congresso e agora vamos direcionar nossa energia para superar as etapas que vem pela frente, a fim de executar esse importante projeto para a Copa de 2014", destacou.
O projeto dos Portais representa um investimento de 210 milhões de dólares, sendo 100 milhões de dólares de financiamento externo e 110 milhões de recursos da iniciativa privada e do município. A expectativa é de que os editais para a execução das obras sejam lançados no início do próximo ano, com prazo de execução de todo o projeto em até três anos.
O Projeto consiste em um novo sistema de circulação e transporte para Porto Alegre, que funcionará da seguinte forma: os ônibus procedentes dos bairros e da região metropolitana chegarão aos Portais, onde os passageiros farão uma transferência integrada para veículos mais modernos, mais rápidos, mais seguros e menos poluentes, que farão a conexão entre os portais e mais 18 terminais na região central, por meio de uma linha exclusiva. É um dos projetos especiais visando à preparação da Capital para a Copa de 2014, integrado ao programa Transforma Porto Alegre.
O projeto prevê a construção de quatro grandes portais, que contarão com operações comerciais e de serviços, para garantir a sustentabilidade: 1) Cairu (confluência com a av. Farrapos), 2) Princesa Izabel (Azenha), 3) confluência da av. Protásio Alves com III Perimetral e 4) Zona Sul (proximidades do estádio Beira-Rio). O Shopping do Porto Camelódromo estará integrado à operação, funcionando como um portal de controle do sistema.
Melhorar as condições de acessibilidade ao centro, oferecendo mais segurança, agilidade e conforto, além de contribuir para a revitalização da região, também são desafios do projeto. Os Portais estão sintonizados com experiências importantes na área de transportes, conhecidos como Bus Rapid Transit (BRT), a exemplo do Transmilênio (Bogotá) e, ainda Curitiba, Santiago e Brisbaine, que implantaram bem sucedidos projetos semelhantes.
Uma das obras previstas é uma nova alça no viaduto da Conceição, à esquerda em direção ao Centro Histórico, para eliminar os conflitos do chamado "X" da rodoviária. Entretanto, para compatibilizar o projeto com a Linha 2 do Trensurb, foi descartado o túnel sobre a Esquina Democrática, uma vez que está previsto ali um túnel também do futuro Metrô. Isso significa também que o projeto dos Portais será compatibilizado com a Linha 2 do Metrô.

Comentários