Prefeitura apresenta site do Projeto Socioambiental

Portal apresenta informações e objetivos do projeto, mapas, notícias e cronograma de obras

Para aproximar a população das ações implementadas na cidade pelo Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), a prefeitura lançou nesta terça-feira, 21, o site do Pisa, com informações e objetivos do projeto, mapas, notícias e cronograma de obras. Em cerimônia no Paço Municipal, o prefeito José Fogaça apresentou o novo site e destacou a importância do portal como mais um instrumento de transparência do governo, possibilitando o acesso da comunidade à maior iniciativa em execução na Capital, conquistada a partir do equilíbrio financeiro da prefeitura.
O site pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/pisa. Em implementação desde 2008, o Pisa tem como objetivo ampliar a capacidade de tratamento de esgotos na cidade dos atuais 27% para 77%, até 2012, quando estiver concluído. "O Pisa é, de fato, uma grande realidade em execução em Porto Alegre, com duas grandes vertentes: o investimento em habitação e o investimento para saneamento. O portal vem em um momento culminante do projeto, quando as obras mais importantes começam a ser licitadas e a comunidade poderá ter acesso a informações plenas, ao andamento das obras, aos processos de licitação, entre outros", explicou Fogaça, que apresentou o novo site junto com o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, e o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser.
De arquitetura simples, o site contém a apresentação, a cronologia e o histórico do programa. Podem ser acessados editais e licitações futuras, em andamento ou em execução, com versão completa em pdf, bem como fotos das obras de lançamento da rede coletora de esgoto sanitário (cloacal). Também oferece links para as obras de drenagem urbana, viárias, de reassentamento das famílias moradoras em áreas de risco, e de desenvolvimento urbano.
Mapas mostram o percurso da rede que irá unir a Estação de Bombeamento de Esgotos (EBE) Ponta da Cadeia, onde são coletados os esgotos sanitários da região central da cidade, até a futura sede da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Serraria, na Zona Sul. No link Notícias estão disponíveis vídeos do programa e os textos publicados pela Comunicação Social da prefeitura.
Financiado com recursos da Caixa Econômica Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da prefeitura, o Pisa é uma conjunção dos esforços de diversas secretarias e departamentos municipais, entre eles a Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SMGAE), os departamentos municipais de Água e Esgotos (Dmae), de Esgotos Pluviais (DEP), de Habitação (Demhab) e de Limpeza Urbana (DMLU).
Trata-se da maior obra de saneamento já realizada na Capital e os seus efeitos serão de grande impacto ambiental, entre eles a recuperação progressiva da balneabilidade das praias do Lago Guaíba, em um prazo estimado de vinte anos. Com benefício direto para mais de 700 mil pessoas, o Pisa está orçado em cerca de R$ 587 milhões de reais.

Comentários