Técnicos da Agenda 2020 avaliam rendimento escolar

Encontro foi com a secretária de Educação, Marisa Abreu

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), criado pelo Governo do Estado em 2007, foi o tema principal do balanço que a secretária Mariza Abreu realizou na reunião do Fórum de Educação da Agenda 2020, nesta quinta-feira, na sede da Pólo RS. Marisa reforçou o objetivo do governo do Estado de agregar mais agentes no processo de avaliação educacional. Segundo ela, a participação das redes municipais e das escolas particulares pode oferecer um panorama maior dos níveis de aprendizagem no Rio Grande do Sul.
A secretária entende, também, que o Saers já oferece um diagnóstico significativo do ensino nas escolas estaduais, sintonizado com o que está sendo feito a nível federal desde 1990. "Atualmente, a Prova Brasil e o Enem estão consolidados e inspiraram o surgimento de ações semelhantes por parte dos Estados", afirmou.
Segundo o diretor-técnico da Pólo RS e da Agenda 2020, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, o movimento deverá trabalhar no sentido de ampliar a adesão da rede privada ao Saers que, atualmente, é mínima. Apenas 18 das 1.900 existentes no Rio Grande do Sul aderiram ao sistema. "Para aumentar esse comprometimento devemos harmonizar os referenciais curriculares para serem compatíveis com o sistema de avaliação estadual", disse Paulo de Tarso.
Durante o encontro também foi apresentado o projeto Jovem do Futuro, do Instituto Unibanco, que objetiva incentivar e apoiar a formulação de políticas públicas voltadas à juventude. "A ideia é contribuir para o desenvolvimento humano de jovens em situação de vulnerabilidade", afirmou Antonia da Silveira, supervisora do Instituto. Atualmente são atendidas 22 escolas no Rio Grande do Sul, beneficiando diretamente mais de 35 mil alunos. O investimento em 2009 será superior a R$ 3 milhões.
Na próxima quinta-feira, 27, o Fórum de Educação da Agenda 2020 volta a se reunir na sede da Pólo RS. Na pauta, a continuação do balanço da secretaria Mariza Abreu e a apresentação do levantamento socieconômico da rede pública estadual que deverá repercutir nos investimentos para o próximo ano.

Comentários