Estado assina acordo de cooperação com banco japonês

Protocolo visa facilitar a cooperação mútua para a atração de investimentos

O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), assinou um Protocolo de Intenções com o Banco de Tokyo-Mitsubish, cujo objetivo é facilitar a cooperação mútua para atração de investimentos. O ato aconteceu na manhã desta segunda-feira, 31, durante a abertura da 18ª Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, que reuniu executivos, representantes das indústrias e dos governos do Brasil e Japão para debater a relação econômica bilateral e oportunidades de negócios entre os países.
O evento é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a japonesa Keidanren, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs). A reunião, que acontece cada ano em um país, incrementa o comércio bilateral, através da constituição de um espaço de constante diálogo para o desenvolvimento de iniciativas capazes de fortalecer a cooperação, o aprofundamento das relações econômicas e a melhoria do ambiente de negócios entre os dois países.
Presente ao ato, o governador José Ivo Sartori afirmou que o Rio Grande do Sul está de portas abertas para o mundo, para o desenvolvimento e principalmente para o Japão. "Estamos dispostos a aprofundar relações econômicas e humanas e deixar de lado as distâncias para a geografia", disse. O governador salientou que é "preciso aproximar os mercados e falar de inovação, tecnologia e meio ambiente".
O evento está se realizando nas dependências da Fiergs, em Porto Alegre. Durante a programação do dia, será apresentado ao público o relatório feito em conjunto, com os avanços de cooperação econômica entre os países no último ano.

Comentários