"Brasil de Ideias" promove debate sobre gestão pública

Edição apresentará os avanços conquistados com a implementação do Programa Modernizando a Gestão Pública

Na próxima sexta-feira, 9, a revista Voto realizará o evento "Brasil de Ideias", durante almoço no Pool Bar do Sheraton Hotel, em Porto Alegre, com parceria do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Nesta edição, o governador de Goiás, Marconi Perillo, junto com o presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, e o presidente executivo do MBC, Claudio Gastal, apresentará os avanços conquistados com a implementação do Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP).
O estado de Goiás vem trabalhando em conjunto com o MBC desde 2011 para implantar o programa, adotando políticas de melhoria da gestão pública com foco nas áreas de educação, saúde, gestão e planejamento, segurança pública e meio ambiente. No quesito educação, em três anos, o estado saltou do 16º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb/2009) para o primeiro lugar, no desempenho do ensino médio estadual em 2013. O resultado é fruto dos mecanismos desenvolvidos pelo PMGP, que focaram na melhoria dos processos e redução dos gastos.
No encontro, os debatedores irão mostrar como o Rio Grande do Sul pode conquistar pré-requisitos para o bom desenvolvimento das suas atividades, sejam elas voltadas à inovação e competitividade, à agropecuária ou à oferta de serviços como saúde e educação.
O Brasil de Ideias, realizado há quatro anos consecutivos, é um ciclo de debates consolidado, que tem o objetivo de reunir importantes pensadores, empresários, políticos e formadores de opinião para despertar pensamentos e ampliar possibilidades de atuação e desenvolvimento em diferentes áreas.
Programa Modernizando a Gestão Pública
O PMGP é uma iniciativa do MBC que visa criar uma nova cultura administrativa de governança e gestão para promover o desenvolvimento sustentável, melhorias sociais e econômicas. O programa já foi desenvolvido em 14 estados, 13 municípios e sete ministérios. Para isso, é realizado um diagnóstico e sugeridas ações. O projeto está centrado na agregação de métodos de gestão, técnicas de gerenciamento de receitas e despesas, reestruturação de processos e órgãos para promover mudanças na administração pública, com apoio da iniciativa privada.

Comentários