Sartori entrega Mensagem do Executivo ao Legislativo

Documento detalha planos do governo do Estado para o exercício 2016

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti (PP), recebeu na tarde desta quinta-feira, 4, a Mensagem do Executivo das mãos do governador José Ivo Sartori, na qual constam os planos do governo estadual para o exercício 2016. O documento também explicita a realidade da economia, das finanças públicas e os índices sociais do Rio Grande do Sul. O procedimento é exigência do artigo 82, inciso IX da Constituição Estadual, e deve ser cumprido na primeira sessão plenária do ano.
Os secretários da Casa Civil, Márcio Biolchi, do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento, Cristiano Tatsch, e dos Transportes, Pedro Westphalen, acompanharam o governador, assim como a primeira-dama, Maria Helena Sartori. Também participaram os deputados Gabriel Souza, líder da bancada peemedebista, Alexandre Postal, líder do governo, Vilmar Zanchin, Ibsen Pinheiro e Tiago Simon, todos do PMDB; e os deputados Sérgio Turra (PP), Gilmar Sossella e Vinícius Ribeiro (PDT), Jorge Pozzobom (PSDB) e Missionário Volnei (PR).
Sartori destacou a exigência constitucional da entrega da Mensagem na primeira sessão plenária do ano legislativo, "uma forma de expressar todas as questões históricas e a avaliação de todas as economias e a situação que vivemos no Estado". Reafirmou que "a nossa intenção é criar as condições positivas para buscar o equilíbrio financeiro do Rio Grande do Sul e atender as atividades essenciais definidas pela Constituição", citando saúde, educação e segurança, justificando, assim, o contingenciamento imposto às finanças públicas desde o início de 2015. O governador destacou o papel dos deputados na avaliação e enfrentamento da crise estadual.
Ele referiu a situação econômica internacional e seus reflexos no País e nos estados, destacando a transparência imposta às ações governamentais: "O Estado adquiriu consciência da sua realidade financeira". Sartori resumiu a disposição do governo em enfrentar as dificuldades financeiras com uma frase de Albert Einstein: "Falar da crise é promovê-la, calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora que é a tragédia de não querer lutar para superá-la".
A presidente da Assembleia Silvana Covatti recebeu a peça governamental, que deverá ser lida em plenário. O documento faz referência aos indicadores sociais da última década e destaca as ações do governo em 2015, como a linha de crédito de R$ 300 milhões para os hospitais filantrópicos e Santas Casas. Também refere o empenho de R$ 110 milhões na educação e a nomeação de 540 professores concursados, e o Plano Diretor de Transportes Intermunicipais, que agora é lei, assim como o plano de concessões de rodovias, matéria que deverá ganhar destaque em 2016.

Comentários