Fórum Instituto Unimed/RS debate ética e cultura em tempos de crise

Encontro destaca cinema e literatura como possíveis agentes de transformação da sociedade

Os desafios éticos e culturais em um ambiente de crise política e econômica são o tema do 9º Fórum Instituto Unimed/RS. O evento acontecerá no dia 3 de junho, a partir das 9h, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Com destaque para cinema e literatura como possíveis agentes de transformação da sociedade, o encontro traz à Capital nomes da cultura nacional.
A senadora Ana Amélia Lemos estará ao lado do diretor do Instituto Unimed-RS Alcides Mandelli Stumpf e do presidente da Unimed-RS Nilson Luiz May para a cerimônia de abertura. Para Alcides, a realização do Fórum traduz o objetivo de aproximação da Unimed com a sociedade. "Entendemos que a escolha do tema desta edição é uma contrapartida para a comunidade justamente neste momento em que o debate sobre ética se faz tão fundamental", disse o executivo,
O filósofo e historiador, atualmente professor da Unicamp, Leandro Karnal fará a palestra inaugural do encontro pela manhã. Depois, será a vez do jornalista, sociólogo e geógrafo Demétrio Magnoli e do professor de Ética e Filosofia Roberto Romano comandarem o painel sobre ética, com mediação do jornalista e colunista da revista Veja Augusto Nunes.
Na parte da tarde, o jornalista e professor Juremir Machado, do Correio do Povo, fará a moderação do painel sobre literatura, protagonizado pelo escritor Ruy Castro, pelo psicanalista Contardo Calligaris e pelo médico e escritor Nilson Luiz May. "Este evento se diferencia pela livre expressão de ideias e conceitos, na palavra de reconhecidos talentos nas áreas da cultura, da literatura e do cinema. É uma notável contribuição ao Brasil, num momento de grave crise ética com consequências institucionais, políticas e econômicas", avalia May.
A atriz, cineasta e escritora Bruna Lombardi assumirá a mediação do painel sobre cinema como agente transformador, do qual participam os cineastas Carlos Gerbase, Jayme Monjardim e Paulo Nascimento.
As inscrições para o fórum são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.unimed.com.br/foruminstitutounimedrs até o dia 1º de junho.
Confira a programação completa:
9h - Cerimônia de abertura:
Senadora Ana Amélia, Nilson Luiz May e Alcides Mandelli Stumpf
9h40 - Palestra de abertura:
Leandro Karnal - Professor e Historiador
10h15 - Painel 1 | Ética:
Demétrio Magnoli - Jornalista, sociólogo e geógrafo.
Roberto Romano - Professor de Ética e Filosofia na UNICAMP.
Mediador: Augusto Nunes - Colunista Revista Veja.
12h Intervalo
13h45 - Painel 2 | Literatura:
Ruy Castro - Biógrafo
Contardo Calligaris - Escritor, psicanalista e dramaturgo.
Nilson Luiz May - Escritor e médico.
Moderador: Juremir Machado - Escritor e jornalista.
15h30 - Intervalo
15h45 - Painel 3 | Cinema:
Carlos Gerbase - Cineasta.
Jayme Monjardim - Diretor de televisão e cinema.
Paulo Nascimento - Cineasta
Mediadora: Bruna Lombardi - Cineasta, atriz e escritora.
17h30 - Encerramento

Comentários