Governo do Estado comemora os 95 anos do Palácio Piratini

Celebração contará com apresentação da Ospa e exposição fotográfica

Palácio Piratini | Crédito: Alina Souza/Palácio Piratini
Nesta terça-feira, 24, o governo do Estado comemora os 95 anos do Palácio Piratini. A celebração, marcada para às 17h, contará com pronunciamento do governador Sartori, seguido de apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), no Salão Negrinho do Pastoreio. Depois, os presentes conhecerão a exposição fotográfica "Palácio Piratini: Arquitetura e Memória".
A construção do prédio se iniciou em 1896, mas foi interrompida em diversos momentos. E, em maio de 1921, o edifício pôde finalmente ser ocupado, porém sem inauguração oficial, pois parte da obra ainda não estava finalizada. O interior do prédio conta com obras do artista italiano Aldo Locatelli e, em 1955, o então governador Ildo Meneghetti concedeu, por decreto, o nome de Palácio Piratini à sede do governo gaúcho, em homenagem a primeira capital da República Riograndense.
Em 1961, o Piratini foi símbolo do movimento de resistência liderado pelo então governador Leonel Brizola, conhecido como Campanha da Legalidade. Naquela ocasião, cerca de 30 mil pessoas estavam acampadas na Praça da Matriz, pedindo a posse do vice João Goulart na presidência da República. Em 1986, o Palácio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e, em 2000, integrando o sítio histórico da Praça da Matriz. A edificação e seus bens passaram a ter a proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Comentários