Ministério Público do Trabalho notifica Hospital Mãe de Deus

Condições inadequadas de saúde deverão ser solucionados em até 90 dias

O Hospital Mãe de Deus (HMD) de Porto Alegre recebeu uma notificação recomendatória do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) sobre aspectos de insegurança no trabalho, na última sexta-feira, 22. De acordo com a documentação, os setores que mais apresentam problemas são os de Nutrição, Governança, os Centros de Tratamento Intensivo para adultos e para recém-nascidos e a Central de Materiais Esterilizados. O documento exige que as correções ocorram dentro do prazo de até 90 dias.
De acordo com o levantamento realizado pelo MPT-RS, o hospital desembolsou R$ 8 milhões apenas em afastamentos de trabalhadores por motivos de doença em 2015. Conforme o procurador do Trabalho Ricardo Garcia, o principal problema do hospital está no gerenciamento do ambiente de trabalho, prevenção de acidentes e na promoção da saúde ocupacional. Além disso, os programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) são inadequados e não há análise ergonômica dos postos de trabalho e, em alguns casos, os colaboradores estão sujeitos a contaminação e queimadura.
O inquérito civil será instaurado para acompanhar o cumprimento da recomendação, que inclui 44 aspectos a serem corrigidos. Também foi encaminhada e será distribuída denúncia sobre situações de assédio moral constatadas durante a visita, como as caracterizadas pelo uso indevido de câmeras de vigilância, que podem ser acessadas pelo setor de Recursos Humanos. O hospital ainda encaminhará documentos requisitados pelos integrantes do MPT gaúcho.

Comentários