Startup comercializa ferramenta móvel de webconferência

Mconf quer melhorar reuniões corporativas, plataformas de educação à distância e transmissão de eventos pela web

O Mconf é um sistema de webconferência que permite comunicação em tempo real entre múltiplas pessoas com compartilhamento de áudio, vídeo, apresentações e diversos conteúdos. A ferramenta foi desenvolvida com tecnologia brasileira, em colaboração com a comunidade internacional, e pode ser utilizada para reuniões corporativas, plataformas de educação à distância e transmissão de eventos pela web. A proposta da startup é ofertar produtos e serviços de videocolaboração acessíveis e customizáveis para empresas, redes acadêmicas e instituições de ensino e pesquisa.
A ideia surgiu em 2010, na Ufrgs, em um Grupo de Trabalho coordenado pelo professor Valter Roesler e financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). "A ferramenta vem para suprir uma deficiência na comunicação por áudio e vídeo no Brasil. Havia uma dependência muito grande de softwares estrangeiros, que são muito caros, ou aplicativos com limitações em qualidade e estabilidade", afirma o pesquisador. O Mconf é protegido no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) como programa de computador.
O sistema oferece apresentação com quadro branco, notas compartilhadas e sessões que podem ser gravadas para acesso posterior. Pode ser integrado a qualquer plataforma web e possui plugins de integração para o Moodle e outros ambientes virtuais de aprendizagem. Além disso, pode assumir a identidade visual da empresa e ser personalizado para atender a alguma necessidade específica da organização.
Para o sócio-fundador da empresa licenciada para comercializar a ferramenta, a Mconf Tecnologia, Felipe Cecagno, apesar de ter sido concebida inicialmente para reuniões remotas, a ferramenta é uma solução bastante flexível e se adapta facilmente a diferentes cenários de uso. "Existem inúmeros casos em que o Mconf pode auxiliar uma organização a economizar tempo ou recursos financeiros. Seja uma reunião de trabalho com equipe distribuída, ou uma banca de doutorado com um professor visitante do outro lado do mundo, o Mconf permite uma comunicação descomplicada e com qualidade", destaca.

Comentários