Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Panorama Negócios ONG Prematuridade.com lança portal dedicado à causa

ONG Prematuridade.com lança portal dedicado à causa

Canal traz áreas destinadas à participação dos pais e de familiares de bebês prematuros
Compartilhar
,

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros preparou um novo portal voltado à disseminação de informações e ao apoio às pessoas envolvidas com o tema da prematuridade. O canal (www.prematuridade.com) foi desenvolvido com a curadoria de conselheiros científicos de diversas especialidades da área da saúde e a partir das experiências da fundadora e diretora-executiva da Associação, a nutricionista Denise Suguitani, e de sua vice-diretora executiva Aline Hennemann, dedicados ao tema da prematuridade.

A ideia surgiu em 2011 a partir de um blog, que tomou proporção de organização transformando-se numa Associação Nacional sem fins lucrativos em 2014. Hoje, a entidade está ligada às organizações internacionais dedicadas à causa MarchofDimes e a Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos (EFCNI), representando o Brasil na Rede Mundial de Prematuridade – World Prematurity Network.

O portal traz áreas destinadas à participação dos pais e de familiares de bebês prematuros, como a sessão Prematuridade na Blogosfera, onde são divulgados textos de mães e pais de prematuros para que sejam compartilhadas suas experiências: uma forma de adesão e compartilhamento das emoções, vitórias e dificuldades vivenciadas. Também foi criado um Cadastro para as Famílias de Prematuros, que pode ser acessado pelo link Tenho um Prematuro e Quero Ajudar. O preenchimento do cadastro vai ajudar a traçar o perfil da prematuridade no Brasil, que será utilizado pela ONG para o direcionamento do trabalho em prol da causa.

Outra área importante do site é a dedicada às questões científicas, onde profissionais da saúde podem buscar e disseminar informações variadas, como artigos, guidelines, parcerias, eventos científicos, entre outros. A relação das leis voltadas ao tema da prematuridade também estão presentes no novo portal em Leis da Prematuridade. Hoje, no Brasil, a ONG busca, entre outros pleitos, a oficialização do Dia Mundial da Prematuridade e a extensão da Licença Maternidade para mães de prematuros.

A criação e o lançamento do novo portal fazem parte das ações coordenadas pela ONG Prematuridade.com relativas ao Dia Mundial da Prematuridade. Esse ano, a entidade organiza atos em estados e municípios brasileiros, no Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, entre outros. Em 17 de novembro, a associação estará no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados, em Brasília, distribuindo materiais informativos e realizando um trabalho de sensibilização corpo a corpo com parlamentares e com a sociedade civil, buscando acelerar as demandas já encaminhadas e visando inserir o tema da prematuridade na agenda pública nacional.

De acordo com estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Brasil é 10º país no ranking mundial da prematuridade, sendo essa a principal causa da mortalidade infantil no país. Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais e tabagismo são alguns desencadeadores do nascimento antecipado.