Projeto ilumina fachadas de prédios da Capital com cores em movimento

Primeiro espetáculo acontece na fachada da Igreja Nossa Senhora das Dores, que completa 188 anos

Com a proposta de dar uma nova roupagem à noite de Porto Alegre, despertar sensações e emoções nas pessoas, e incrementar o turismo noturno na Capital, surgiu o projeto Porto Luz Alegre. Até o final de novembro, a iniciativa irá levar o conceito e a alta tecnologia da "iluminação emocional" para espaços públicos e privados pré-selecionados na cidade.
O primeiro espaço urbano a receber o sistema de iluminação artística e cênica a partir de projetores arquiteturais RGB e refletores com luzes de LED foi a Igreja Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico, a mais antiga da capital, que nada data estará completando 188 anos. Desde às 18h, quando tem início a missa comemorativa ao aniversário, os convidados, fiéis e a população em geral podem acompanhar o espetáculo de cores em movimento projetado na fachada da igreja. O efeito cênico da iluminação dura por cerca de duas horas.
O Porto Luz Alegre é um projeto-piloto idealizado pela empresa Gerry Marquez-ME, realizado pela Noratur Trade e Negócios com o apoio da Star Light Division, de São Paulo, responsável pela cedência dos equipamentos de última geração. Pela criação e coordenação do projeto responde o diretor de espetáculos, produtor e iluminador cênico Gerry Marquez, nome que assina a o sistema de iluminação do espetáculo "Som e Luz", de São Miguel das Missões, além de trabalhos no Parque Snow Land, Natal Luz e Festival de Cinema de Gramado, entre outros empreendimentos. A iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Turismo.
A Igreja Nossa Senhoras das Dores terá a iluminação especial até o dia 26, sempre a partir do entardecer, com duração de duas horas. Depois disso, em novembro, o sistema de projetores com luzes de LED terá um circuito itinerante para iluminar outros prédios e espaços da cidade, como os hotéis Radisson Porto Alegre, entre os dias 3 e 6, e Plaza São Rafael, de 8 a 10; a Igreja São José, também de 8 a 10; a Igreja Santa Terezinha, na rua José Bonifácio, de 11 a 13; e a torre da Praça do DMAE, junto à Hidráulica Moinhos de Vento, de 14 a 17; além de outros empreendimentos hoteleiros e imediações da Feira do Livro.

Comentários