Clovis Tramontina confia no potencial do Brasil e do Estado

Presidente do Conselho de Administração da Tramontina foi o convidado do "Tá na Mesa", da Federasul desta quarta

A retomada nas finanças da Tramontina em 2016, serviu como pano de fundo da palestra no "Tá na Mesa" desta quarta-feira, 7. No evento promovido pela Federasul, o presidente do Conselho de Administração da empresa, Clovis Tramontina falou sobre o otimismo e a confiança que tem no País e no Rio Grande do Sul.
Segundo o convidado, o pacote de medidas apresentadas pelo governador José Ivo Sartori devolverá a sustentabilidade. "O Rio Grande do Sul chegou ao fundo do poço. Fico indignado com essa situação", pontuou. O lema "crises são passageiras e os objetivos permanentes" levou a empresa a enfrentar as dificuldades sem grandes turbulências durante o ano. Conforme Tramontina, nem a perda de 15% nas vendas impediu a empresa de atravessar o período com suas 10 fábricas em funcionamento e manter os 7,5 mil empregos. "Diminuímos a velocidade, mas não paramos", contou.
As exportações respondem por 40% do faturamento da Tramontina, com destaque para o mercado das Américas que correspondem a 55% das vendas, seguido das participações na África e Europa. "Vamos continuar sendo uma empresa brasileira, da Serra e de Carlos Barbosa", afirmou Tramontina.
Ele aproveitou a oportunidade e disse aos governantes que a austeridade dos serviços públicos deve estar acompanhada pela eficiência e a redução da burocracia. Tramontina também destacou a necessidade de se manter incentivos fiscais, principalmente para a instalação de fábricas, como forma de promover o desenvolvimento regional.
O desejo do empresário, conforme contou, é acompanhar a retomada do crescimento com a inclusão dos 12 milhões de desempregados no mercado de trabalho. "É somente com a força do trabalho que vamos transformar esse pibinho em um pibão".  Além da presidente da Federasul, Simone Leite, Tramontina foi saudado pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Carlos Barbosa, Fabiano Ferrari.

Comentários