Governo do Estado e Prefeitura alinham ações de segurança pública

Secretário Cezar Schirmer e prefeito Nelson Marchezan firmaram agenda integrada para execução de medidas

A prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Rio Grande do Sul, representados pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. e o secretário Cezar Schirmer, respectivamente, desempenharam ações conjuntas na área da Segurança Pública. Em encontro realizado nesta segunda-feira, 23, a dupla alinhou que construirão uma agenda integrada para a execução do Plano Nacional de Segurança na Capital. A reunião também contou com a participação de representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e das secretarias e órgãos municipais que atuam no setor.
Conforme o plano piloto do governo federal, os trabalhos, que terão início em 15 de fevereiro, contarão com atuação dos órgãos federais, estaduais e municipais. Na Capital, o enfoque será na redução dos homicídios e violência doméstica. "Não há como iniciarmos o trabalho sem este diálogo prévio. Porto Alegre necessita de políticas específicas e ações emergenciais, em curto, médio e longo prazo", disse Schirmer.
Para conduzir as operações, será instalado no próximo mês o Núcleo Federal de Inteligência. Nele serão realizadas análises referentes à realidade local, que servirão como base para ações de campo. Ao longo desta semana, o grupo de trabalho iniciará suas atividades com a intenção de determinar uma pauta antes do exercício oficial do plano de segurança.

Comentários